Ricardo Brito e Igo Wendel são atrações desta quinta-feira na Semana do Músico

Por Adriana Crisanto - em 583

Os músicos Ricardo Brito e Igo Wendel se apresentam nesta quinta-feira (23) na Semana do Músico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A entrada é gratuita e as apresentações musicais acontecem no anfiteatro, localizado nos jardins da casa. Esta é a sétima edição do evento que já se consolidou como um dos mais importantes da Paraíba.

A primeira apresentação, às 17h30, é do pianista Ricardo Brito, que é natural de Patos (PB). Toca teclado desde 1997. É bacharel em piano clássico pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB). Já tocou e ainda toca com várias orquestras, bandas e grupos de João Pessoa.

Em 2010 começou carreira instrumental com o Grupo “Baião de Três” produzindo e se apresentando por vários festivais e projetos, além de gravar dois DVD´s e participar de duas coletâneas em CD (Mostra de Música Sesc Paraíba e Music From Paraíba) e uma em DVD (FEMUCIC). Ele já se apresentou como solista, no acordeão, na Orquestra Sinfônica do Pará, no Festival Internacional de Música Clássica Carlos Gomes.

Desde 2014, Ricardo Brito vem trabalhando sua carreira solo e organizando repertório próprio. Neste show ele toca 10 músicas de sua autoria em que mistura baião, chorinho e bossa nova. Se apresentou no projeto Intervalos Instrumentais, com a cantora Lucy Alves e no Sabadinho Bom. Ricardo foi aprovado para ingressar no Mestrado em Performance em Jazz, na Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá, mas pretende iniciar os estudos em 2018.

“A Semana do Músico para João Pessoa é de grande valor, pois é um trabalho silencioso, mas que toca a vida de muitos músicos e do público consumidor da música arte. Ninguém imagina no impacto, mas por trás desse evento existem várias almas tocadas e lapidadas em diversos aspectos. Para os músicos participantes a semana do músico proporciona um compromisso real onde o músico precisa desprender de suas atividades corriqueiras para se dedicar a sua própria arte”, comentou Ricardo.

Igo Wendel – A segunda apresentação é de Igo Wendel, às 19h, também no anfiteatro. Natural de Santa Rita (PB), é um músico eclético e bastante requisitado pelos músicos locais por seu excelente acompanhamento. É graduado em música pela UFPB. Tecladista que já trabalhou em várias empresas de turismo que promovem os músicos em navios. Também trabalhou na banda Encantus.

Hóspede da Natureza – A exposição da cantora Cátia de França será aberta às 18h, no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco. A exposição conta a história de vida e de música da cantora paraibana, por meio de fotografias, instrumentos, poemas e poesias da cantora que hoje reside em Minas Gerais. O nome da exposição é o mesmo de um de seus últimos trabalhos musicais.

O chefe do setor de eventos, Rivaldo Dias, comentou que esta edição é também uma homenagem a cantora paraibana Cátia de França, um dos ícones da música brasileira. No local haverá também workshops nos dias 24 e 25 de novembro, na sala de convenção 1, do prédio administrativo, com Amaro Freitas (PE), João Nicodemos, Túlio Melo e Roberta Amaral, e ainda a gravação do DVD do grupo MP5 do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no auditório, a partir das 19h. 

Semana do Músico – É um projeto consolidado da Estação Cabo Branco que acontece desde 2010 e que este ano ganhou fôlego para mais uma edição. Criado com a intenção de homenagear os músicos e artistas da música, bem como se tornar um espaço de congraçamento entre os músicos, artistas e produtores locais para discutir temas e assuntos ligados ao mundo da música, produção, arte e cultura.

Confira abaixo a programação completa da Semana do Músico:

Quinta-feira (23)

  • Ricardo Brito Grupo

 

Hora: 17h30

  • Igor Wendel Trio

 

Hora: 19h

Local: Anfiteatro

  • Abertura da exposição Cátia de França Hóspede da Natureza

 

Hora: 18h

Local: Hall do prédio administrativo

 

Sexta-feira (24)

  • Trio Remanseio

 

Participação espacial Amaro Freitas (PE)

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

  • Michael Brasil e Expresso do Zé

 

Hora: 19h

Local: Anfiteatro

  • Gravação do DVD grupo MP5 – IFPB

 

Hora: 19h

Local: Auditório

  • Workshop Produção independente de música instrumental

 

Hora: 14h

Local: Sala de Convenções 1

 

Sábado (25)

  • Big Band Maestro Chiquito (SEDEC/PMJP)

 

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

  • Workshop Técnicas da Fabricação e Manutenção de Rabecas

 

Instrutor: João Nicodemos

Hora: 10h

Local: Sala de Convenções 1

  • Workshop Trabalhos em Navios de Cruzeiros para Músico

 

Instrutores: Tulio Melo e Roberta Amaral

Hora: 15h

Local: Sala de Convenções 1

 

Domingo (26)

Banda 5 de Agosto

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

 

SERVIÇO:

SEMANA DO MÚSICO – 7ª EDIÇÃO

Período: 22 a 26 de novembro

Local: Auditório, anfiteatro, sala de convenções e hall da Estação Cabo Branco

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita