Ricardo Coutinho recebe prêmio de ‘Melhor Prefeito do Nordeste’

Por - em 120

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) recebe nesta terça-feira (11), em Brasília, o prêmio de ‘Melhor Prefeito do Nordeste’, concedido pelo Diário do Comércio e da Indústria, de São Paulo, e pelo Instituto Brasmarket. A solenidade acontece às 20h, no Teatro Nacional de Brasília. Ricardo Coutinho figura em primeiro lugar no ranking ‘Excelência Administrativa do Nordeste’, que reúne os prefeitos que se destacaram por ações voltadas para o desenvolvimento econômico, gestão transparente, moderna e equilibrada.

A pesquisa foi encomendada pelo Diário do Comércio e da Indústria (DCI) e realizada pelo Instituto Brasmarket em parceria com o Portal IG, que está viabilizando a divulgação dos dados. Em junho, a Brasmarket e o IG anunciaram os resultados regionais, a partir de uma ampla pesquisa nacional que ouviu mais de 16 mil brasileiros residentes nas 26 capitais do país.

“Este ranking não resume apenas exemplos de gestões que souberam ousar e alcançar resultados positivos, mas a prova de que é possível administrar com medidas simples e muita transparência. Não fizemos mágica, apenas tivemos coragem para resgatar a confiança no serviço público”, ressaltou o prefeito Ricardo Coutinho.

Saldo positivo
– A Prefeitura Municipal de João Pessoa é apontada como um dos exemplos de gestão que conseguiu elevar sua arrecadação e alcançar o equilíbrio financeiro sem que fosse necessário aumentar impostos. Uma reportagem publicada na revista ´Isto É Dinheiro´, de 12 de setembro, traz um ranking das cidades brasileiras que aprimoraram o controle no Imposto Sobre Serviços (ISS) e estão conseguindo manter o saldo positivo.

A Capital paraibana aparece em sexto lugar, com um crescimento de 127% na arrecadação, depois que informatizou o sistema de cobrança do ISS. Quem ocupa o primeiro lugar é a Prefeitura de São Gabriel (RS), com um aumento de 559,42%. A PMJP também a única representante do Nordeste neste ranking. O levantamento foi feito pela empresa Elcon, que desenvolve programas informatizados para que facilitam o controle sobre as finanças públicas.

Além de aprimorar os mecanismos de controle, a Prefeitura da Capital também facilita a vida do contribuinte disponibilizando o ISS On Line, no Portal da PMJP na Internet. Através dele, o contribuinte tem acesso a uma ferramenta que calcula a base o valor do tributo devido, permitindo em seguida a impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), para posterior pagamento junto à rede bancária autorizada.

Caso o contribuinte não possua computador ou acesso à rede, não haverá problema, pois a PMJP disponibilizará sua malha de atendimento para facilitar o processo de declaração do ‘ISS Online’.

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), ressalta que aprimorar o serviço de cobrança do ISS repercutiu na construção de novas obras e na melhoria de alguns serviços já existentes na Capital. Nós estamos transformando este montante em pavimentação de ruas, construção de casas, melhorias no trânsito e em urbanização. É uma forma de devolver ao pessoense o que ele está investindo, explica.