Ricardo defende participação da populaçao contra corrupção

Por - em 72

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) participou na manhã desta terça-feira (12) da solenidade de abertura da I Semana da Cidadania na Paraíba, organizada pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco). Ele destacou a criação de instrumentos de controle social e participação popular como ações fundamentais na luta contra a corrupção no poder público.

O evento aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As atividades serão encerradas no dia 20 de maio, durante o ‘Encontro dos Conselheiros e Delegados do Orçamento Democrático’ da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), no auditório do Paço Municipal, das 17h às 19h.

O prefeito Ricardo Coutinho ressaltou a viabilidade do setor público no gerenciamento participativo, que direciona as ações, obras e serviços necessários para uma melhor qualidade de vida da população. “A sociedade está mais atenta e presente no combate à corrupção. É preciso, cada vez mais, convergir os interesses da sociedade através da aplicação dos recursos. O voto por si só não assegura sozinho a prática da democracia, é preciso criar uma política participativa e foi pensando nisso, que na atual gestão, estamos buscando os mecanismos necessários para aliar a participação direta da população nos encaminhamentos orçamentários do poder público do município”, disse Ricardo.

Ele destacou ainda a transparência das ações municipais e o fortalecimento do Orçamento Democrático com uma reconquista da credibilidade da população. “O povo tem o poder de voz e é através dele que a atual gestão está trabalhando. Um cidadão mais consciente contribuiu para o desenvolvimento de toda uma sociedade”, acrescentou o prefeito.

Servidores – Servidores e representantes de diversos órgãos municipais também estiveram presentes ao evento, onde foi abordada a aplicação e a gestão dos orçamentos através da participação e do controle da sociedade nos gastos do poder público.
Os funcionários das secretarias municipais da saúde, educação, assistência social, como também os gestores financeiros, participarão ao longo da semana das ações previstas na programação do evento.

De acordo como os organizadores, o objetivo é fomentar a participação popular nas questões que envolvam a gestão dos recursos públicos, bem como capacitar conselheiros e servidores no aprimoramento da administração pública.