Ricardo determina contenção de gastos a novos secretários

Por - em 31

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), deu posse à nova equipe de secretariado do Governo Municipal na manhã desta segunda-feira (5), com a determinação de reduzir gastos e otimizar os recursos públicos. A primeira medida, segundo ele, será o recadastramento de todos os servidores que recebem algum tipo de gratificação especial. Além disso, Ricardo falou que existem cerca de 300 vagas na Prefeitura que seriam preenchidas por cargos comissionados, mas que irão continuar sem ser ocupadas por não existir recursos suficientes para a contratação de mais servidores.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e contou com a participação de funcionários, vereadores, deputados estaduais e federais. A nova secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, assinou o termo de posse em nome de todos os 32 secretários.

O prefeito conclamou os auxiliares a primarem pela qualidade dos serviços públicos oferecidos à população e a realizar uma gestão integrada. “É necessário que cada órgão tenha a capacidade de interagir com o outro. Nenhuma secretaria pode funcionar de uma forma isolada, os serviços têm que funcionar de uma forma igualitária para que todos estejam a altura do interesse da população”, frisou.

Economizar – Ricardo falou sobre a crise financeira que ameaça atingir o País este ano. Por conta disso, mais que nunca, segundo ele, será necessário economizar. Entretanto, o prefeito lembrou que a crise não deve ser a justificativa para uma melhor utilização dos recursos. Na opinião dele, a otimização da receita deve ser o compromisso de todos os que compõem a administração pública.

O chefe do Executivo municipal pediu que os novos auxiliares ficassem atentos ao funcionamento dos órgãos que irão gerenciar, cobrando produtividade, o combate ao desperdício e que o horário de expediente seja cumprido por todos. “O serviço público tem que funcionar em função de quem está lá na outra ponta: o povo”, ressaltou.

Investimentos – O prefeito lembrou que ainda neste primeiro semestre do ano serão inauguradas 79 obras. Segundo ele, o volume de investimentos cresceu quase 600% nos últimos quatro anos, passando de R$ 21 milhões em 2004, para R$ 140 milhões em 2008.

O novo secretariado da gestão municipal é composto pelos seguintes profissionais com suas respectivas pastas:

Chefia de Gabinete – Nonato Bandeira
Administração – Gilberto Carneiro
Saúde – Roseana Meira
Finanças – Livânia Farias
Infra-Estrutura – João Azevedo
Planejamento – Estelizabel Bezerra
Meio Ambiente – Simão Almeida
Habitação – Emília Correia Lima
Funjope – Walter Galvão
Educação – Ariane Sá
Desenvolvimento Urbano – Ivan Burity
Transparência Pública – Antonio Barbosa
Ciência e Tecnologia – Paulo Badaró
Receita Municipal – Nailton Ramalho
Turismo – Elzário Junior
Articulação Política – Edvaldo Rosas
Esporte e Lazer – Alexandre Urquiza
Desenvolvimento Social – Edmilson Soares
Desenvolvimento Sustentável da Produção – Raimundo Nunes Pereira
Procuradoria Municipal – Marcelo Weick
Comunicação – Lívia Karol Araújo
IPM – Pedro Alberto Coutinho
Emlur – Coriolano Coutinho
Guarda Municipal – José Bernardino
Procon Municipal – Watteau Rodrigues
STTrans – Laura Farias
Coordenadoria de Controle Interno – Ana Cartaxo
Orçamento Democrático – Ronaldo Barbosa
Defesa Civil – Manoel Duré
Proteção dos Bens Históricos – Fernando Moura
Coordenadoria de Políticas Púbicas para Mulheres – Douraci Vieira
Ouvidoria – Tânia Brito