Ricardo divide com o pessoense prêmio de Melhor Prefeito do NE

Por - em 98

Uma pesquisa Instituto Brasmarket realizada em todas as capitais brasileiras elegeu o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) como o melhor do Nordeste. O prêmio ‘Excelência Administrativa do Nordeste’ foi entregue nesta terça (11), no palco da Sala Martins Pena, do Teatro Nacional de Brasília. Ricardo Coutinho também está no ranking dos cinco melhores prefeitos do país. A iniciativa de premiar os melhores gestores do Brasil foi organizada pelo Diário Comércio e Indústria, o Instituto Brasmarket e o Portal IG, todos de São Paulo.

Ricardo Coutinho dividiu os prêmios com todos os pessoenses. “Primeiro, porque a população de João Pessoa tem compreendido o esforço da atual administração em mudar comportamentos e imprimir seriedade no trato com os recursos públicos, fazendo com que esses recursos contemplem as necessidades essenciais da nossa cidade. Não podemos esquecer de compartilhar este momento com toda a nossa equipe de secretários, diretores e funcionários do governo municipal onde não existe exceção no que diz respeito à seriedade na busca dos melhores procedimentos para que o objetivo final de servir ao povo e à Capital seja alcançado, destacou Ricardo Coutinho.

Bastante prestigiada, a festa contou com as presenças do ministro Márcio Fortes, da Cidades; do senador José Maranhão e dos deputados federais Manoel Júnior (PSB), Marcondes Gadelha (PSB), Wilson Braga (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB).

O Ranking de Excelência Administrativa é uma radiografia detalhada de 27 áreas de gestão municipal, feita por meio de pesquisa nacional com mais de 16 mil brasileiros residentes nas 26 capitais estaduais. O ranking nacional compara os resultados apurados de todas as 26 capitais de estado e aponta os melhores prefeitos e os mais competentes executores das políticas públicas em 27 áreas da administração pública de todas as capitais brasileiras.

Na pesquisa, foram avaliados itens como: competência dos governantes; qualidade dos serviços públicos em cada capital; equipe do prefeito; qualidade de vida e os serviços públicos essenciais; honestidade pessoal e empenho no combate à corrupção; sensibilidade social e empenho no combate à pobreza e às desigualdades sociais; competência e capacidade pessoais; empenho em promover o progresso, o desenvolvimento e combater o desemprego; energia e capacidade pessoal de comandar.

De acordo com Sidney Kuntz, diretor superintendente da Brasmarket, é importante que todos conheçam os bons gestores do País. Os rankings de excelência são um contraponto às más notícias que assolam o dia-a-dia dos brasileiros. Finda a euforia e medalhas dos jogos do Pan, que premiaram a excelência do atletismo e afagaram o ego da nação, entre os desastres, denúncias, corrupção, mazelas e escândalos que ocupam os espaços nobres da imprensa, existem outros medalhistas, anônimos, que lutam para vencer obstáculos e que dão o melhor de si para o resgate da dignidade da atividade política e da administração pública, explica.