Ricardo e Erundina avaliam o papel do governo na sociedade

Por - em 29

A participação do governo na transformação da sociedade é importante, na medida em que a população está empoderada para conquistar a manter espaços em todas as áreas. Assim, mesmo com o final de uma gestão, a luta por mais avanços continua através dessa mesma sociedade. A análise foi feita pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), ao falar no Seminário ‘Gestão Pública e Transformação da Sociedade’, que contou com a presença da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP), na manhã desta sexta-feira, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

A discussão central envolveu o papel dos gestores e gestoras públicas na transformação da sociedade, sobretudo com foco na promoção da igualdade de gêneros e de raça. O evento faz parte das ações da campanha ‘Cidadania Ativa para as Mulheres’, desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Ao defender sua avaliação, o prefeito da Capital lembrou ao público várias ações da gestão atual voltadas para esse empoderamento, sobretudo o das mulheres, como a titularidade da habitação e a linha especial de crédito do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) para esse segmento.

“A participação do governo ajuda muito com a criação de políticas públicas para o desenvolvimento do município, mas o mais importante é darmos condições da sociedade se empoderar, conquistar espaços para não haver retrocesso”, enfatizou o prefeito.

Aceitação – Já Luiza Erundina relatou que quando vem a João Pessoa, conversa com trabalhadores, taxistas e sente a unanimidade na aceitação da população pela atual gestão e que isso reflete na sensibilidade de um governo que coloca mulheres no primeiro escalão do governo, mas não apenas em cargos sociais, mas em cargo de poder, como Finanças, Administração etc. “De todos os cargos da atual gestão, cerca de 30% são ocupados por mulheres. Elas estão em lugar de comando e confiança e não apenas em áreas sociais onde a mulher também tem muita afinidade”, observou.

Para ela, a transformação da sociedade se resolveria com a luta de classes e que a questão de gênero já estaria inserida nesse contexto, mas reconhece que “devemos nos debruçar especialmente na questão de igualdade de gênero e de raça, pois só existirá uma sociedade soberana e democrática com o entendimento entre homens e mulheres”.

Ao final do debate, a platéia fez intervenções com perguntas aos palestrantes. Logo depois, o prefeito entregou uma placa e um buquê de flores à deputada federal pela participação no debate, mas principalmente pelo reconhecimento da boa atuação como gestora e parlamentar. Já a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Douraci Vieira, entregou, em nome de todas as gestoras municipais, uma placa ao prefeito em reconhecimento as políticas públicas criadas na gestão, bem como a participação de mulheres em cargo de poder.

Participaram do debate, além da sociedade civil organizada, do prefeito, da deputada federal e de Douraci Vieira, a representante dos movimentos de mulheres, Lúcia Lira; o professor doutor da Universidade Federal de Campina Grande, Roberto Veras, e a vereadora Sandra Marrocos (PSB).