Ricardo encerra visitas à Sala das Prefeituras da CEF

Por - em 32

O prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) encerrou, na tarde desta segunda-feira (15), a série de visitas realizadas pelos 223 gestores públicos municipais paraibanos à recém inaugurada Sala das Prefeituras, iniciativa da Caixa Econômica Federal (CEF). O espaço funciona no segundo andar da superintendência do banco oficial e dispõe de toda estrutura técnica e suporte logístico para atender aos prefeitos paraibanos, a exemplo de computador ligado a internet, fax, mesa para reunião etc.

Segundo o gerente regional da Caixa Econômica, Celizo Bezerra, na sala os gestores terão acesso a diversas áreas do banco e apoio de uma equipe técnica para explicar os produtos oferecidos pela instituição financeira, principalmente sobre os projetos desenvolvidos com o apoio do banco. “Por meio de um atendimento integrado, os gestores conhecerão serviços e produtos criados exclusivamente para o desenvolvimento do município. Com a Prefeitura de João Pessoa, em especial, temos atualmente 32 operações de desenvolvimento urbano em andamento, o que soma cerca de R$ 222 milhões contratados”, explicou.

Para Elan Miranda, superintendente da CEF, o interesse do banco é disponibilizar um espaço dinâmico para o atendimento aos prefeitos, estreitando assim o relacionamento entre o gestor público e a rede bancária. “Estamos aqui para ajudar e auxiliar no que for preciso na melhoria da qualidade de vida do cidadão e, conseqüentemente, da região. Este espaço aqui pode ser considerado uma extensão da prefeitura”, frisou o superintendente.

Na ocasião, o prefeito Ricardo Coutinho recebeu uma pasta contendo vários folders explicativos sobre os produtos oferecidos pelo banco, além do ‘Guia de Desenvolvimento Urbano’, o perfil completo do município de João Pessoa e a síntese das obras sendo executadas em convênio com a Caixa. “A Caixa sabe da importância de seu papel e tem demonstrado isso com a nossa gestão. Estamos abertos a fazer inclusive parcerias em outras áreas”, ressaltou Ricardo.

Também participaram da visita, a gerente-geral da Agência Cidade Antiga, Solange Carvalho, e o gerente de Desenvolvimento Urbano, Aldo Cavalcanti. Já o prefeito Ricardo Coutinho esteve acompanhado do coordenador do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) João Pessoa, Marcelo Cavalcanti.

A Sala das Prefeituras foi inaugurada em setembro deste ano. Em todo o País estão em funcionamento 71 unidades, sendo uma em Brasília (DF) e as demais em cidades que têm superintendências da CEF.

Carta de estudantes
– Ainda durante a agenda de atividades desta segunda, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) recebeu em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, a visita de um grupo de alunos do quarto ano da Escola Municipal Almirante Barroso, que funciona no bairro de Cruz das Armas. O objetivo do encontro foi entregar uma carta ao prefeito, escrita em conjunto por 26 alunos durante uma atividade pedagógica de produção de texto.

De acordo com a professora da Almirante Barroso, Cristina de Jesus, na didática os alunos escolhiam uma pessoa ilustre e encaminhariam a correspondência. “Ricardo Coutinho foi escolhido por unanimidade entre os estudantes. Depois da carta escrita, a direção resolveu agendar a visita para que representantes da turma entregassem em mãos o documento”, explicou a pedagoga.

O conteúdo da carta foi um pedido de melhorias para a unidade escolar fundada há 25 anos e que tem cerca de 500 alunos matriculados no ensino fundamental I e II. Ao final da visita, a diretora da Escola, Maria da Penha Araújo, que também acompanhou os alunos, se comprometeu de enviar um relatório ao prefeito sobre as necessidades da escola. A turma foi representada pelos estudantes Gabriel Ferreira, Lucas Diego da Silva e Nayara Miriam, todos com 9 anos de idade, e Francisca Taís, de 11 anos.