Ricardo entrega 177 contratos do programa Empreender-JP

Por - em 56

O prefeito Ricardo Coutinho entregou nesta segunda-feira (21) mais 177 contratos em diversas linhas de créditos do Empreender-JP, um montante de R$ 295.850,00 em empréstimos. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal – CAM e, na oportunidade, Ricardo Coutinho lembrou a importância de se compreender cada passo dado para a criação do Empreender-JP, que desde 2005 vem mexendo com a economia local, com investimentos na micro economia.

“Fortalecer a economia na lógica de quem tem menos e desenvolvê-la de baixo para cima é princípio básico do nosso programa. A liberação de empréstimos para pessoas com boas idéias de negócios que antes não tinham espaço em outros meios, como os bancos, é uma vitória para essa gestão que só nesse ano liberou mais de quatro milhões de reais em empréstimos”, destacou.

Ricardo disse ainda que o alto investimento na micro economia tem sido um importante fator de desenvolvimento social em João Pessoa. “Através do bom andamento do programa outras linhas de créditos foram criadas, o que democratizou ainda mais o acesso. Muitos têm prosperado, conseguindo entrar na formalidade e gerando emprego com seus negócios”, frisou.

Nesses cinco anos de existência do programa, oito mil contratos já foram firmados. Para 2010, a previsão é que se invista R$ 5,5 milhões, segundo o Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de João Pessoa, beneficiando 2,6 mil contratos. O sucesso do Empreender já é referência para outros municípios brasileiros que têm vindo até a capital conhecer sua experiência, a exemplo da prefeitura de Manaus, que conheceu o programa e já o implantou naquela cidade.

Rosimeri Mariano, hoje dona de um salão de beleza graças ao programa, recebeu o empréstimo pela segunda vez e agradeceu pelo crédito concedido de maneira fácil, rápida e sem burocracia.”O programa me ajudou a dar o pontapé inicial ao meu negócio. Eu também sou professora, mas agora vou parar para me dedicar apenas ao meu salão. Ele prosperou e já estou abrindo um outro graças ao Empreender”, comemorou. Na solenidade estiveram presentes a secretária de Finanças, Livânia Farias, o superintendente da Guarda Municipal, José Bernardino e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes.