Ricardo entrega casas e destaca política de habitação da Capital

Por - em 22

O prefeito Ricardo Coutinho entregou na manhã desta sexta-feira (18), as 42 casas construídas pelo Programa de Subsídio à Habitação (PSH), em uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no bairro Colinas do Sul. Na solenidade, o prefeito anunciou para janeiro de 2010, no Ponto de Cem Réis, a comemoração da marca de 5 mil casas erguidas e entregues pela atual gestão. “Esse é um momento muito importante, pois será a afirmação de uma política pública que é fundamental para o povo trabalhador: a habitação”, disse Ricardo.

As casas entregues nesta sexta-feira foram destinadas a famílias que viviam em áreas de risco nas comunidades Maria de Nazaré, no bairro Funcionários III, e Maribondo, no Valentina Figueiredo. O governo Municipal disponibilizou os terrenos para atender a essas demandas, beneficiando oito famílias da Comunidade Maribondo e mais 34 que viviam em condições precárias na Comunidade Maria de Nazaré.

Na solenidade, onde foi recebido por moradores do bairro, foi servido um café da manhã que contou com a presença do vice-prefeito Luciano Agra, secretários e convidados. O prefeito Ricardo Coutinho falou da importância da criação da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), o que possibilitou à atual gestão transformar a habitação em política pública e a comemoração dos dois anos do Conjunto Gervásio Maia. “Neste condomínio temos pessoas que moravam embaixo de uma lona e que hoje têm sua casa e uma infraestrutura social montada para ter dignidade, no que chamamos de habitabilidade”, disse Ricardo Coutinho, acrescentando que o mesmo acontece agora com as famílias que residiam em casa precárias na Maria de Nazaré e Maribondo e que agora estão com dignidade no Colinas do Sul.

A secretária de Habitação, Emília Correia Lima, ressaltou que a entrega de mais 42 casas significa muito para a administração municipal, destacando a atuação do Orçamento Democrático, o empenho das demais secretárias e a organização das comunidades Maria de Nazaré e Marinbondo. “É nessa junção de lutas que conseguimos concluir mais essa etapa e garantindo recursos para a urbanização da comunidade. Parabéns”, declarou Emília Correia Lima.

Sonho real – Representando as famílias da comunidades Maria de Nazaré, a beneficiada Maria Salete agradeceu pela nova moradia. “Alguém disse, em algum lugar, que um sonho que se sonha sozinho é só um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto torna-se realidade. Foi isso que aconteceu com agente por ter uma comunidade organizada e batalhadora. Queria agradecer a Prefeitura e as mulheres da comunidade Maria de Nazaré pela conquista”, afirmou Maria Salete.

Outra moradora, falando pelos beneficiados da Comunidade Marimbondo, Severina de Oliveira reforçou as palavras de Maria Salete. “Nos morávamos em casas caindo e agora só tenho a agradecer”, disse.