Ricardo entrega certificados para alunos de estações digitais

Por - em 54

As primeiras turmas do curso básico de informática, oferecido pelas 16 estações digitais de João Pessoa, receberam os certificados de conclusão das aulas, na manhã desta sexta-feira (28). A entrega aconteceu durante o encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O evento reuniu mais de 500 alunos, que deram uma lição de cidadania, apresentando trabalhos em vídeo, slides, encenações e exposições fotográficas, que foram resultado do uso de ferramentas de informática, aliado à formação cidadã.

O prefeito Ricardo Coutinho, que fez a entrega simbólica de alguns certificados a alunos, ficou surpreso com as apresentações do encerramento da Semana. “O que eu vi aqui extrapolou o ato mecânico de aprender a mexer em um computador. A informática é essencial para viver nesse mundo, cada vez mais competitivo. O mercado de trabalho está afunilando a cada dia e você não consegue mais dar um passo na vida sem que tenha o conhecimento básico nessa área. Vocês mostraram que não querem ficar para trás, mas, acima de tudo, demonstraram que têm uma consciência crítica em relação à vida”, disse.

Aproveitando a oportunidade – A concluinte Maria das Neves Roger representou os alunos concluintes, agradecendo a oportunidade que teve depois dos 50 anos de idade de fazer o curso de informática. “Aos jovens eu aconselho: aproveitem enquanto é tempo. É preciso querer para poder ir em frente. Em 15 anos que moro em João Pessoa, nunca vi uma gestão fazer tanto pelo povo, sem distinção. Eu agradeço muito ao prefeito”, disse, arrancando aplausos do público.

O secretário da Ciência e Tecnologia (Secitec), Simão Almeida, disse que a intenção da Prefeitura é oferecer novos cursos mais avançados para que essas turmas que concluíram o básico possam evoluir. O vereador Tavinho Santos ressaltou a competitividade do mercado. “Hoje quem não tiver noções de informática, não consegue emprego. É um orgulho ver a cidade dando oportunidades a todos”, afirmou. A vereadora Paula Frassinete falou da emoção que é acompanhar a evolução de João Pessoa, nos últimos anos. “A administração dessa cidade revoluciona e emociona. Vocês deram uma aula de cidadania continuem o caminho”, disse aos alunos.

Ainda fizeram pronunciamentos a representante dos monitores, Carlinda Regina dos Santos; o diretor da Funjope, Milton Dornelas e a representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Lúsica Silva. O diretor de Fomento e Competitividade da Secitec, Rubéns Freire, conduziu a solenidade.

Semana – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e, em João Pessoa, foi realizada pela Secitec. A Secretaria de Ciência e Tecnologia coordena o projeto “Estação digital, uma janela aberta para o mundo”, que já instalou 16 unidades nos bairros de Mangabeira (2), Valentina (2), Alto do Mateus, Rangel, Cristo, mandacaru, Róger, Bancários, Ipês, Jardim Veneza, Cruz das Armas, Jaguaribe, Funcionários I e Funcionários II. A primeira fase do projeto prevês a instalação de mais quatro estações.