Ricardo entrega ginásio e anuncia construção de Centro de Artes

Por - em 27

O prefeito Ricardo Coutinho inaugurou nesta quarta-feira (18) o ginásio poliesportivo da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, no Conjunto Inocop, Cristo Redentor, que vai beneficiar a comunidade e mais de 730 alunos. Na oportunidade, Ricardo destacou a boa estrutura da rede municipal de Educação e o ensino além da grade curricular, que será reforçado com a implantação de novas bandas marciais e a construção do Centro de Ensino das Artes, equipamento que faz parte do projeto de restauração do ‘Conventinho’, no Centro Histórico.

“Até o final de 2012 toda escola vai ter banda marcial. No próximo ano, vamos criar uma escola só para Artes, que vai identificar os talentos que existam nos colégios e, em um horário oposto ao curricular, treinar essas crianças para que, quem sabe, possamos ter grandes artistas criados na rede municipal de ensino”, revelou o prefeito.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho declarou que a educação é a principal política pública existente. “Educação faz parte do principal pilar da democracia. Nosso grande desafio é fazer com que a escola pública retome sua condição e seu devido respeito. Nós caminhamos em passos largos não apenas pelos investimentos na educação, mas porque encontramos dentro das escolas pessoas querendo fazer o melhor possível”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Ariane Sá, lembrou que no último mês de março foram entregues duas novas salas de aula na Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, que já refletem no crescimento da escola. “Esse colégio está se ampliando no ponto de vista da estrutura, mas, principalmente, está com um trabalho pedagógico que dá gosto de ver”, disse Ariane, citando projetos e programas como “Mais Educação”, “Escola Aberta”, “Ciranda Curricular”, entre outros, além de projetos da própria escola, que geram resultados como os dos três alunos vencedores do concurso de redação da Capitania dos Portos da Paraíba. “Isso nos deixa orgulhosos e estimula o trabalho da Secretaria de Educação”, afirmou a secretária.

A diretora da unidade escolar, Joselanda Andrade Batista, disse que o ginásio era um sonho antigo da comunidade e dos alunos e que vai promover a integração através do esporte e educação. Já Gutemberg de S. Melo, estudante do 9º ano, que ficou em primeiro lugar geral, no ensino fundamental, no Concurso de Redação Operação “Cisne Branco” 2009 da Capitania dos Portos da Paraíba, agradeceu a construção do ginásio. “Obrigado por esse belo ginásio, que vai proporcionar muitos momentos de lazer para todos nos alunos”, disse.

Padrão de qualidade – O ginásio poliesportivo da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, orçado em aproximadamente R$ 460 mil, possui uma área correspondente a 20×30 metros quadrados, com cobertura metálica, vestuários feminino e masculino, dois lances de arquibancadas, piso em concreto polido e dois portões de acesso.

A atual administração já beneficiou com ginásio os alunos de escolas dos bairros de Valentina Figueiredo, Baixo Róger, Mangabeira, Mandacaru, José Américo, Alto do Mateus, Ernesto Geisel, Loteamento Parque Sul, Alto do Céu (Mandacaru), Funcionários II, Bancários, Boa Esperança (Cristo), Altiplano, Ipês e Mangabeira IV. Até o final de 2009 ganharão um ginásio poliesportivo mais cinco escolas localizadas no Cidade Verde (Bairro das Indústrias), Beira Rio, Distrito Industrial, Paratibe e Cristo Redentor.