Ricardo fala sobre habitação durante encontro com Lula

Por - em 40

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), participará do ‘Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas’ com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nos dias 10 e 11 deste mês e, na oportunidade, apresentará a experiência da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na área da habitação de interesse social, durante um painel. O evento é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A abertura ocorrerá na próxima terça-feira (10), às 14h, quando o presidente Lula abordará a importância das parcerias dos municípios com o Governo Federal.

A estimativa é de que 10 mil pessoas entre prefeitos, secretários, assessores e gestores de outras esferas participem do encontro, que permitirá um diálogo do Governo Federal com os prefeitos sobre a importância dos municípios na implementação de políticas públicas e da realização de parcerias.

As experiências da Capital paraibana serão mostradas pelo prefeito Ricardo Coutinho no painel ‘Adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social’, no Auditório Buriti, das 10h30 às 12h. Antes da apresentação do prefeito da Capital paraibana haverá palestra da diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica, Júnia Santa Rosa, mais as diretoras do Departamento de Urbanização de Assentamentos Precários, Mirna Quinderé, e do Departamento de Produção Habitacional, Marta Garske. As três integram a equipe do Ministério das Cidades.

Durante o evento, os prefeitos e prefeitas receberão uma revista com informações dos procedimentos para os municípios receberem obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), verbas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ressaltou que durante o encontro serão discutidos os principais entraves na relação entre as prefeituras e o Governo Federal. “Vamos debater os principais obstáculos dos investimentos nos municípios”, disse.