Ricardo inaugura Shopping Varadouro e anuncia novas obras

Por - em 132

O prefeito Ricardo Coutinho entregou na manhã desta segunda-feira (22) o Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV), obra que irá beneficiar diretamente 606 comerciantes. A solenidade de entrega teve início com uma caminhada realizada pelo prefeito, secretários municipais, comerciantes e diversas autoridades. A comitiva saiu do Paço Municipal, na praça Pedro Américo, até o novo Centro de Comércio, no Varadouro, onde Ricardo Coutinho e comerciantes beneficiados falaram da importância da obra para toda a cidade. O investimento total no novo equipamento foi de R$ 2.171.297,16.

Na ocasião, Ricardo Coutinho anunciou a entrega do Mercado do Peixe em Tambaú, a assinatura da obra de serviço para a revitalização de um outro shopping popular, o 4 & 400 – localizado no Centro da Capital -, e da reforma do Mercado Modelo. “Esse governo é um governo de sonhos realizados e a entrega dessa obra é mais um. Estamos aqui hoje para entregar um espaço que irá resolver de vez o problema dos ambulantes na Capital, um espaço com conforto e segurança, que atrairá muito mais consumidores, ampliando a geração de emprego e renda”, destacou.

Ricardo citou ainda algumas obras, serviços e ações realizadas pela gestão, a exemplo da construção de 5 mil casas, escolas e creches; do Ortotrauma, em Mangabeira; do Centro de Atenção à Saúde do Idoso; da Integração Metropolitana e Temporal; das obras do Mercado Central; do programa de microcrédito Empreender-JP, que já colocou 18 milhões na micro economia de João Pessoa, e da implantação do Orçamento Democrático, onde a participação popular tem discutido e escolhido obras e serviços por toda a cidade. “Este governo avançou e muito na promoção da qualidade de vida e na geração de emprego e renda das pessoas que vivem em João Pessoa, que foi considerada a principal capital do Nordeste na geração de empregos informais”, frisou.

O vice-prefeito Luciano Agra destacou a importância do local para os comerciantes que antes ficavam expostos ao sol, chuva e violência. “Essa obra também faz parte da revitalização de espaços antes ociosos que a prefeitura tem dado uma função social e que tem estimulado uma política de emprego e renda em João Pessoa. Em breve novas obras estarão sendo iniciadas, a exemplo da reurbanização do Centro Histórico, nossa porta de entrada”, frisou.

Espaço amplo – O novo shopping popular da cidade é uma antiga reivindicação dos trabalhadores ambulantes. Ocupa uma área total de 5.563 metros quadrados coberta, com 606 boxes, distribuídos em dois pavimentos, sendo 368 no térreo e 234 no primeiro andar. O espaço também conta com uma casa lotérica, lanchonetes e banheiros. O novo equipamento, além de devolver à população o passeio público e as calçadas do Centro da Capital, vai oferecer mais segurança, dignidade e fomentar a economia local.

Os comerciantes regulares também comemoraram o novo espaço.“Essa obra não beneficiou apenas os comerciantes ambulantes, nós que trabalhamos no comércio formal também fomos beneficiados, pois com as calçadas livres a visibilidade de nossos produtos é maior e o freguês terá mais comodidade pra entrar em nossas lojas e comprar”, comemorou a comerciante Maraísa Fabrício.

Mais conforto – Para Maria Natália, ambulante que trabalhava na rua há 15 anos, esse é um sonho antigo que se realiza. “Agora teremos conforto, segurança e espaço para expor nossa mercadoria e atender nossos clientes. Antes, com as barracas improvisadas não tínhamos espaço e ficávamos expostos a tudo, violência, chuva, poeira e umidade, que era grande e muitas vezes comprometia nossa mercadoria. Estou muito feliz, sei que as vendas irão aumentar pra todos”, comemorou.

Já dona Anaíde Costa, que transita quase todos os dias pelo local, disse que é uma maravilha poder passar sem ter que driblar carroças de mão e barracas. “Por conta de todo esse aperto, muitas vezes eu me aventurava entre os carros na rua, por não achar espaço na calçada. Agora, além do espaço, temos uma limpeza visual. Ficou mais agradável passar por aqui”, destacou. O Centro de Comércio e Serviço do Varadouro fica nas imediações do Terminal Rodoviário e do Terminal de Integração.