Ricardo inaugura Subprefeitura de Tambaú, na segunda-feira

Por - em 32

O prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) inaugura na próxima segunda-feira (14), às 10h, a Subprefeitura de Tambaú, a primeira da cidade e que irá atender demandas de 12 bairros da Capital situados na área da orla marítima. Lá, a população local poderá solicitar a execução de serviços urbanos, de infra-estrutura e limpeza pública, bem como resolver questões de ordem fiscal. O prédio está localizado na avenida Epitácio Pessoa, 4.410, onde também funcionará um núcleo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O objetivo principal da nova estrutura administrativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é descentralizar serviços. “O que antes estava concentrado apenas no Centro Administrativo Municipal (CAM) ou nas secretarias e órgãos sediados em outra parte da cidade, é levado para mais próximo da população, garantindo uma maior resolutividade das ações”, explicou a coordenadora da Subprefeitura da Região Praia, Alba Lygia Brindeiro Araújo.

Ela lembrou que a Capital da Paraíba será a primeira do Nordeste a contar com esse tipo de estrutura, que já existe em cidades como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Joinville (SC) e Rio de Janeiro (RJ).

Serviços – É na Subprefeitura que a população poderá solicitar a execução de diversos serviços urbanos, a exemplo da desobstrução de galerias, limpeza de ruas e terrenos, poda de árvores, recuperação de pavimentação e reposição de lâmpadas em ruas e praças públicas. O órgão também vai contar com um posto fiscal da Secretaria da Receita e da Ouvidoria Municipal. O Samu terá um núcleo no prédio, com equipe multiprofissional e ambulâncias, para atender de forma mais ágil as ocorrências na área.

“É mais um instrumento de descentralização administrativa que a gestão está implantando. Nas plenárias do Orçamento Democrático, as pessoas propõem ações e projetos para o bairro. A Subprefeitura irá supervisionar os equipamentos públicos disponíveis na área, possibilitando uma manutenção mais rápida e constante”, explicou.

Para ser atendido na Subprefeitura a pessoa só precisa chegar ao local e procurar um dos atendentes. Os funcionários irão anotar a solicitação e enviar o formulário preenchido com a demanda para a Secretaria responsável pelo serviço.

Área – De acordo com os dados do último Censo Demográfico, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 80 mil pessoas residem nos bairros da área. São eles: Tambaú, Cabo Branco, São José, Manaíra, Bessa, Penha, Altiplano, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Pedro Gondim, Brisa Mar/Jardim Luna.

Além de reunirem um grande contingente populacional da cidade, esses locais fazem constantes solicitações de serviços e ações à Prefeitura. “Como é uma área dotada de infra-estrutura, reúne um número maior de serviços que são da competência da administração municipal. Daí a escolha do local como primeiro ponto da cidade a receber esse mecanismo”, esclareceu Alba Lygia.

Redução de custos – A coordenadora da Subprefeitura da Região Praia ressaltou que a implantação do novo órgão foi feita de forma a reduzir ao máximo os custos aos cofres públicos. Tanto que todo o mobiliário e o corpo de funcionários do local foram remanejados de outras secretarias.

“Todas as pessoas que irão prestar serviços na Subprefeitura já trabalhavam na administração municipal. Ninguém foi contratado agora. Do mesmo jeito se deu com os móveis. Todas as secretarias contribuíram com algum item. Uma cedeu um armário, outra uma mesa, uma terceira um computador e assim formamos nossa estrutura”, contou.

Serviços da Subprefeitura:

– Limpeza urbana
– Fiscalização de terrenos
– Capinação, varrição e pintura de meio fio
– Limpeza de terreno
– Poda e coleta de árvores
– Limpeza e manutenção dos mercados de Tambaú e Miramar
– Instalação de proteção de árvores
– Serviços de recuperação de pavimentação
– Limpeza de galerias
– Rebaixamento de calçadas para acesso a estacionamento
– Acesso de cadeirantes
– Reposição de lâmpadas em ruas e praças públicas
– Remoção de entulhos
– Participação em campanhas de saúde e vacinação na área
– Fiscalização de poluição sonora