Ricardo inaugura uma nova Avenida Pedro II, nesta sexta

Por - em 37

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), inaugura nesta sexta-feira (30), às 17h, uma nova Avenida Pedro II, um dos principais corredores viários da Capital, totalmente ampliado e sinalizado e que interliga a cidade aos bairros da Zona Sul. O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões, oriundos do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades e financiamentos da Caixa Econômica Federal (CEF), mais recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

As obras consistiram na ampliação para uma via com três faixas de circulação em cada sentido (bairros-centro e centro-bairros), ponte de concreto alargada e construída sobre o rio Jaguaribe e a construção de 1,5 quilômetros de ciclovia desde a subestação de energia até as imediações do Ibama. O projeto também incluiu a construção de 2,5 quilômetros de calçadas de acesso da comunidade São Rafael até a Rua Etelvina Macedo de Mendonça, que se une à Avenida Nossa Senhora de Fátima como principal ligação da área Sul pelo bairro da Torre até o Centro. Também foram implantados 2 quilômetros de iluminação com postes de 12 metros de altura e luminárias, mais a sinalização horizontal e vertical.

A Avenida Pedro II é um dos corredores de maior fluxo de veículos e transportes públicos. Segundo o secretário de Infra-Estrutura (Seinfra), João Azevedo, as obras melhorarão o fluxo do tráfego na região. “A Avenida Pedro II é o segundo corredor mais importante da cidade. A circulação do trânsito na área vai melhorar muito com a entrega desta obra”, disse.

A estimativa do fluxo de automóveis na Pedro II é de 35 mil veículos/dia, incluindo carros e transportes públicos. “Daí que a intervenção na área torna-se tão expressiva, beneficiando diretamente a população residente nos bairros do Castelo Branco, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Água Fria, Mangabeira, Valentina Figueiredo e José Américo”, acrescentou.

A primeira etapa das obras de alargamento da via foi realizada em 2007 no trecho que compreende o girador do bairro do Castelo Branco até a entrada do Bancários, com serviços de jardinagem, sinalização horizontal e vertical, construção de baia para ônibus, alargamento das vias, construção de um girador em frente ao Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de calçadas. O projeto dá sequência ao Plano Viário do Governo Municipal para a Capital, que compreende a recuperação e implantação de pavimento, com prioridade para as vias onde trafegam os transportes públicos.