Ricardo lança Escola Nota 10 e deseja premiar todas as escolas

Por - em 13

O lançamento oficial do Prêmio Escola Nota 10 aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, quando o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), expressou seu otimismo e confiança em premiar não só algumas, mas todas as escolas municipais. Na ocasião, a secretária da Educação e Cultura, Ariane Sá, relatou que o prefeito já mandou fazer os cálculos do 14º salário de toda a rede de educação do município, incentivando o empenho de todos para atingir as metas do projeto.

A publicação dos resultados acontecerá no final do ano letivo de 2009 e, de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades de ensino poderão receber como premiação o correspondente a um 14º salário, caso a escola atinja 100% de êxito; já a unidade de ensino receberá o selo de Escola Nota 10.

Qualificação – Ricardo Coutinho disse que hoje aposta toda a energia e esperança na qualificação da educação pública, que será vivida pela nova geração. “Não está escrito em lugar nenhum que escola pública deva ter má qualidade. A educação é o maior antídoto para se combater a violência urbana, é a base para que a nova geração possa sobreviver nesse mundo tão competitivo”, enfatizou.

Ariane Sá fez um breve relato sobre o regulamento do prêmio, onde se prevê uma avaliação que culminará no Índice de Excelência em Educação, contemplando seis indicadores a saber: regularidade de documentos escolares; cumprimento de conservação do patrimônio; cumprimento de metas de economia de material de custeio; atividades transdisciplinares; freqüência dos trabalhadores da educação na formação continuada e aprendizagem dos alunos.

“Esse projeto é uma referência para uma série de ações que a Prefeitura de João Pessoa vem realizando ao longo dos quatro anos de gestão. As reformas e a construção de escolas, a inserção dos projetos Ano Cultural, Estudante Destaque e Educação Continuada são algumas das ações da Secretaria da Educação. O mais importante do Escola Nota 10 é a participação e interação de todos em prol de uma educação de qualidade”, ressaltou Ariane.

Regulamento – Uma série de normas do regulamento oficial do Prêmio Escola Nota 10 foi distribuída aos segmentos que integram a rede municipal de ensino. Uma das normas destaca que todas as escolas municipais estão habilitadas a participar do prêmio, mas só terão direito os trabalhadores da Educação lotados nas escolas municipais de ensino fundamental. O prêmio será concedido aos trabalhadores da educação, considerando o salário base de cada categoria, proporcional ao tempo de atuação na unidade escolar, entre outros requisitos.

Todas as avaliações serão de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e acontecerão diariamente, tendo cada indicador o peso 10 do valor global do índice. Excetua-se deste padrão a avaliação de aprendizagem dos alunos, que possui peso 50 e ocorrerá no final do ano letivo, concluindo as atividades do Escola Nota 10 em 2009.