Ricardo participa de sessão que decide tombamento do Centro Histórico

Por - em 24

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) participa neste momento da 55ª reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio de Janeiro. A pauta da reunião contempla o julgamento do processo que poderá transformar o Centro Histórico de João Pessoa em Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

Está confirmado para às 14h30, início do expediente da tarde, o julgamento do processo relativo ao Centro Histórico da Capital paraibana. Caso o resultado seja positivo, inscreverá o conjunto histórico de João Pessoa no Livro do Tombo Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e tornará a Capital paraibana patrimônio histórico e cultural do Brasil.

A sessão começou às 10h40, horário de Brasília e neste momento está sendo julgado o processo dos ‘Roteiros Nacionais de Imigração de Santa Catarina’ que busca o reconhecimento para um conjunto arquitetônico de forte influência das culturas alemã e italiana, localizado em algumas cidades catarinenses.

O segundo ponto da pauta será o tombamento de 24 obras de Oscar Niemeyer. Destas, 23 estão localizadas em Brasília e foram escolhidas para o tombamento pelo próprio arquiteto. A Casa das Canoas, na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, projetada pelo arquiteto para ser a sua moradia, é o outro monumento que deverá também ser tombado neta sessão.