Ricardo prestigia formatura de turma de ‘Costura Industrial’

Por - em 36

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), da solenidade de entrega do certificado de conclusão às turmas do curso de ‘Costura Industrial’ do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) – Moda, localizado no Bairro do Varadouro. Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que contemplou 33 novos profissionais que poderão ser inseridos no mercado da moda e na indústria de confecções do município. Durante o curso, os alunos confeccionaram 270 peças a serem distribuídas nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Capital paraibana.

O curso de ‘Costura Industrial’ foi ministrado especificamente para profissionais que dominam as noções de costura e trabalham na indústria com a finalização das roupas. Os participantes puderam aprender na prática, como manusear as máquinas industriais, como fazer a troca de agulhas e a regulagem para máquina reta, overloque e a galoneira, além das aulas teóricas.

Pioneirismo – “Esta é uma ação pioneira e que projeta a nossa cidade para o futuro. Formamos esta turma com fundamentos e critérios de qualidade, que possibilitará que essas pessoas consigam um espaço no mercado de trabalho”, declarou o prefeito Ricardo Coutinho. “O dia de hoje reflete o olhar que esta administração tem voltado para a educação e a profissionalização. Isso significa geração de renda, a partir do talento, da formação e da qualificação”, destacou.

Carlos Henrique Cunha Peixoto, 33 anos, atua como designer, mas não tinha conhecimento do processo de costura. “Participar deste curso foi muito importante para o meu crescimento enquanto profissional, pois agora tenho um leque maior de conhecimentos e que certamente contribuirão para alcançar o meu espaço no mercado de trabalho”, comentou.

O secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec), Simão Almeida, disse que em 2009 o CVT vai adquirir máquinas para costura em couro. “Nós também já adquirimos quatro softwares para designer de moda e que vão aprimorar os cursos que nós oferecemos aqui”, completou.

O Centro Vocacional Tecnológico continua com o cronograma de atividades de formação de capacitação no segmento de confecções. A partir de janeiro e até fevereiro de 2009 estarão abertas as inscrições para os cursos de costura avançado, costura industrial e modelagem. Para cada turma serão oferecidas 30 vagas. As informações podem ser obtidas através do número de telefone 3218-6160, no horário das 13h30 às 22h.