Ricardo quer auxiliares mais envolvidos com o Orçamento

Por - em 55

O prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB) pediu a coordenadores e secretários municipais, muito mais sensibilidade e compromisso com o Orçamento Democrático este ano. A solicitação foi feita durante a abertura oficial do ciclo de debates do orçamento público e a participação popular no ano de 2009 na manhã desta segunda-feira (2), realizada durante café da manhã no Madacaru Grill, em no Bairro de Tambaú, e marcou o início da primeira etapa com a realização de audiências públicas, que percorrerão as 14 regiões orçamentárias da Capital paraibana.

No evento de abertura, a coordenadora do Orçamento, Ana Paula Almeida, relatou que nos anos de 2005 a 2008 cerca de 150 mil pessoas participaram ou tiveram acesso ao Orçamento e aproximadamente 2.500 reuniões foram promovidas nos bairros e comunidades da Capital.

De acordo com o prefeito, o Orçamento Democrático é um instrumento importantíssimo, pois ele dá poderes à população. “O objetivo principal, além da execução de obras e projetos, é o empoderamento da população através desse importante instrumento de democracia. Por isso, os secretários e coordenadores têm a obrigação de participar das plenárias e responder as demandas das comunidades. Esse é um instrumento do Governo”, enfatizou Ricardo Coutinho.

A 3ª região é composta pelos bairros de Mangabeira, Costa do Sol e as Zonas Especiais (Zeis), Colégio Invadido, Campo Americano, Jardim Mangueira, dentre outros. Por conta das reivindicações da população, nessa região já foram entregues obras importantes como a construção do Hospital de Ortotrauma, em Mangabeira; o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) e uma escola municipal, no Cidade Verde, além da construção de três Unidades de Saúde da Família (USF), em Mangabeira IV e Cidade Verde; revitalização da Praça do Coqueiral e a entrega de 48 apartamentos pelo ‘Projeto Minha Casa, Nossa Cidade’.

Presentes à solenidade, secretários municipais, vereadores como Sandra Marrocos (PSB), que já foi coordenadora do Orçamento Democrático, delegados e articuladores das regiões orçamentárias, imprensa paraibana e sociedade em geral.