Ricardo recebe alunos premiados na Olimpíada de Matemática

Por - em 28

O prefeito Ricardo Coutinho recebeu na manhã desta quinta-feira (17), em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal (CAM), os trigêmeos Joermerson, Joeverton e Joébert de Oliveira Maia, de 11 anos, premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP). Os três são alunos da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, que funciona dentro da Aldeia SOS, no bairro de Mangabeira.

Na ocasião, o prefeito parabenizou os alunos e seus mestres entregando medalhas de honra ao mérito a cada um e os presenteou com uma coleção de obras do escritor José Lins do Rêgo. “Ver alunos das escolas da nossa rede recebendo prêmios é muito gratificante, pois isso é fruto de uma progressiva qualidade que vem ocorrendo no ensino municipal, fazendo com que os alunos possam desenvolver suas aptidões”, disse Ricardo.

Participaram do encontro a secretária de Educação, Ariane Sá, o diretor da Escola, José Bonifácio, o professor de matemática, Carlos Henrique Morais, e o pai dos meninos e também professor de matemática, José Jorge Maia.

Na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, Joeverton de Oliveira Maia obteve o 1º lugar e a medalha de ouro no nível um, em que competem alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental. Já Joemerson e Joebert obtiveram medalha de bronze, selando o excelente desempenho da instituição.

O resultado da Olimpíada foi anunciado na última segunda-feira (14) e comemorado com muita festa por professores e alunos da escola municipal. Os três irmãos, que estudam no 7º ano, também elencaram a lista dos dez melhores na Olimpíada Pessoense de Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática (DM) em 2008. A escola foi a única representante de João Pessoa a ser premiada.

O vencedor da medalha de ouro, Joeverton, foi convidado a participar de uma seleção que irá acontecer no Rio de Janeiro para a Olimpíada Ibero-Americana, que será realizada em 2010. Os três jovens estudantes, que pretendem no futuro fazer o curso de Ciência da Computação, se declararam felizes com a conquista. “É bom pra gente ver o resultado dos nossos estudos, isso é como se fosse um reconhecimento e nos incentiva a estudar mais ainda”, frisaram.

A secretária de Educação, Ariane Sá, falou da importância da premiação para a rede municipal de ensino. “Em primeiro lugar, podemos destacar o exemplo que fica para os colegas e todos os alunos da rede. Em segundo, o fato de os alunos estarem se destacando, o que demonstra o esforço e estímulo que a escola e também a família dá aos seus alunos e filhos”, lembrou.

Os trigêmeos Joermerson, Joeverton e Joebert de Oliveira Maia comprovam que a escola pública, quando levada a sério e aliada ao ensino de professores competentes e empenhados, pode formar grandes alunos. O professor responsável pelo prêmio, Carlos Henrique Morais, que leciona na disciplina de matemática, também foi premiado com uma menção honrosa.