Ricardo reúne os conselheiros do Orçamento e faz balanço de obras

Por - em 26

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), esteve reunido na tarde da quinta-feira (24) com o Conselho do Orçamento Democrático, no auditório do Paço Municipal, Centro da Capital. Foi a primeira reunião do ano do colegiado, que contou também com a presença de secretários municipais. A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, abriu o encontro falando sobre o ciclo orçamentário que começa em fevereiro com as reuniões regionais, e de que maneira vai ser executado em 2008.

A reunião com o prefeito foi solicitada pelos conselheiros regionais e teve o objetivo de apresentar algumas reivindicações, entre elas o cronograma das obras que vêm sendo realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em cada região orçamentária, para que os representantes populares possam acompanhar mais de perto a realização de cada ação ou serviço executado pelo Governo Municipal.

Conquistas – “Todos nós sentimos hoje que a cidade está diferente, mudada e boa parte disso se deve à atuação dos delegados e conselheiros do Orçamento Democrático, que encaminharam suas demandas e com o Governo decidiram quais as prioridades de cada bairro e comunidade de João Pessoa”, afirmou o prefeito Ricardo Coutinho.

Ele fez uma breve prestação de contas aos conselheiros e anunciou a entrega de creches, Unidades de Saúde da Família (USFs) e reformas de hospitais para a cidade nos próximos meses. O prefeito disse que uma reunião como esta, em que a gestão municipal dialoga de igual para igual com a população, ouve e atende suas reivindicações, não era possível em anos anteriores.

“Hoje, após três anos deste Governo temos a sensação de que caminhamos muito e continuaremos juntos com vocês construindo este processo de democratização do orçamento, que é um grande aprendizado para todos nós”, ressaltou.

Para a conselheira da 1ª região orçamentária, Auseni Araújo, o Conselho do Orçamento Democrático estava dando um passo muito importante naquele dia. “Conseguimos nos reunir com o prefeito da cidade e os seus secretários e encaminhar nossas solicitações. Desta forma, sabemos que existe vontade política de um governante que escuta o povo. Continuaremos vigilantes e atuantes para que possamos construir cada vez mais uma cidade bela e digna para todas e todos”, afirmou a conselheira.

Diploma – Na ocasião, o prefeito entregou o diploma de conselheiro honorário a José do Egito, da 5ª região, pelos serviços prestados no colegiado em favor da cidade e de sua população. Compareceram à reunião, os secretários de Infra-Estrutura, João Azevedo; de Planejamento, Luciano Agra; de Articulação Política, Jorge Camilo; o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Paraíba, Fred Pitanga; a coordenadora da subprefeitura de Tambaú, Alba Lígia; a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira e a ouvidora municipal Rossana Honorato.

Funções – O Conselho do Orçamento Democrático se reúne quinzenalmente, às quintas-feiras, no auditório do Paço Municipal. Composto de 28 membros, sendo 14 titulares e 14 suplentes, tem as funções de participar do processo de consolidação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) e acompanhar a discussão e votação do orçamento público municipal na Câmara de Vereadores.