Ricardo vai à Câmara e presta contas das ações da Prefeitura

Por - em 12

O prefeito Ricardo Coutinho participou na manhã desta quarta-feira (3) da sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no primeiro semestre do pleno em 2010. Em seu discurso o prefeito fez um balanço das principais ações realizadas pelo Governo Municipal e das que estão em andamento neste ano. Ricardo citou o Plano de Ações Integradas (PAI) que tem um investimento da ordem de R$ 175 milhões e que vai contemplar as áreas da saúde, educação, moradia, infraestrutura, entre outros setores.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Durval Ferreira, fez a abertura da solenidade. “Este é um momento de reflexão e de priorizar a razão. Aos colegas, pedimos um esforço redobrado e o despertar de um espírito mais participativo e democrático. Os nossos debates devem seguir o campo das idéias”, falou Durval.

Logo em seguida, o prefeito ressaltou a importância da realização de um trabalho em conjunto entre o Governo Municipal e as diretrizes da Câmara na busca de uma melhor qualidade de vida para os pessoenses. “Neste período, Prefeitura e Câmara devem andar em sintonia com a população. Assim, conseguiremos moldar uma nova cidade, mais bonita, humana e organizada”, disse.

Quanto aos projetos implantados na Capital, ao longo de cinco anos em que está a frente da administração municipal, Ricardo destacou as melhorias na educação como um dos principais ganhos para a sociedade. Ele falou sobre a criação de 178 novas salas de aula e a implantação de 11 novos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), que atendem crianças de zero a cinco anos de idade.

Habitação – Outro tema abordado pelo prefeito em discurso foi a implantação de uma política de moradia na Capital, que deu um salto qualitativo e quantitativo. “Em pouco mais de quatro anos, cerca de cinco mil famílias estão vivendo em casas novas e mais duas mil unidades já estão com o contrato de construção assinado, trazendo mais dignidade para pelo menos, 20 mil pessoas”, informou. Ele falou sobre a criação do Empreender- JP, o programa de microcrédito, que injetou no mercado pessoense R$ 18.127.969,70 em investimentos para um total de 8.012 empréstimos a pequenos comerciantes.

“Tenho orgulho de chegar até aqui com a sensação de dever cumprido. Devolvemos para o Governo o caráter público, que trabalha com ética e que conseguiu implantar o desenvolvimento sustentável. Nós temos capacidade de produzir democraticamente com nossos recursos próprios e as parcerias com o governo federal. Mas com tudo isso, temos a responsabilidade e a energia para reconhecer que ainda há muito por ser feito. Este é mais um ano de muito trabalho”, acrescentou o prefeito.

Ao final do seu discurso, Ricardo disse que “a cidade de João Pessoa tem trilhado com firmeza um caminho que busca o crescimento planejado, contribuindo para consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, com a revitalização e preservação dos seus bens históricos e culturais, a universalidade das políticas públicas, a qualidade dos serviços e organização administrativa. Continuaremos seguindo por este mesmo caminho, com o apoio dos nossos companheiros que trabalham dia-a-dia para fazer de João Pessoa uma cidade melhor”.