Risco de desabamento faz Defesa Civil interditar 14 casebres em JP

Por - em 31

A Defesa Civil de João Pessoa interditou 14 casebres na manhã desta terça-feira (17), quando realizava trabalhos de monitoramento em áreas de risco. As residências, cujas estruturas estavam em situação precária, ficam localizadas nas comunidades Paulo Afonso, em Jaguaribe, e Saturnino de Brito, no Varadouro. Paralelamente, a Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), faz o trabalho de cadastro, orientação e encaminhamento das famílias para abrigos provisórios e emergenciais quando é necessário.

De acordo com informações do engenheiro da Defesa Civil, Alberto Sabino, oito dos casebres foram interditados na Paulo Afonso e outros seis na Saturnino de Brito, perto da Praça Bela Vista. “As famílias da Paulo Afonso têm cadastro no programa habitacional da Prefeitura e as casas estão em construção. Já aquelas da Saturnino de Brito mantêm cadastro em programas do Estado”, afirmou. “A estrutura desses casebres está comprometida. Algumas pessoas foram abrigadas em casas de parentes e outras encaminhadas para cadastro de Benefício Social da Sedes”, afirmou.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explicou que a equipe de assistentes sociais da Secretaria está fazendo rondas emergenciais até mesmo no período noturno. “Na segunda-feira (16) à noite, estivemos nas comunidades Tito Silva, Chatuba e Padre Hildon Bandeira. Onze famílias foram abrigadas em locais disponibilizados pela associação de bairro e em equipamentos públicos, utilizados como abrigos provisórios. A Prefeitura também está dando apoio com colchões e acessórios”, explicou.

Na manhã desta terça-feira, assistentes sociais da Sedes foram novamente às comunidades visitadas na noite anterior e também acompanharam a Defesa Civil na Paulo Afonso e Saturnino de Brito. “A equipe está continuamente em monitoramento, fazendo os encaminhamentos necessários”, garantiu a diretora.