Ritmo cadenciado de Baixinho do Pandeiro anima Ponto de Cem Réis nesta sexta

Por - em 86

O ritmo tradicional de Baixinho do Pandeiro vai animar o ‘Chama Forrozeira’ desta sexta-feira (18), no Ponto de Cem Réis. Na mesma noite, também haverá a participação especial do grupo Chameguinho do Forró. Os shows começam a partir das 18h. A realização do evento é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com o Fórum de Forró PB e Associação Balaio Nordeste.

Nascido em um ambiente rural do município de Remígio, José Pedro Fernandes, o Baixinho do Pandeiro, tem hoje 69 anos de idade. Ele é uma figura popular na Paraíba, conhecido por sua habilidade ao tocar pandeiro.

O talento do artista logo foi reconhecido nas ruas e ele passou a receber convites para tocar em barracas e bares. Apesar de muitos pensarem que o forró seja o seu ritmo preferido, Baixinho do Pandeiro comprova que também sabe dominar outros estilos, como o autêntico samba de roda.

Em sua trajetória artística, Baixinho do Pandeiro teve a oportunidade de tocar ao lado de nomes consagrados da música nordestina, a exemplo de Flávio José, Elba Ramalho, Waldonys, Pinto do Acordeon, Amazan e Dominguinhos. Há 18 anos ele acompanha o cantor campinense Biliu de Campina em seus shows. Desde 2011 o músico também é integrante da  Orquestra  Sanfônica  Balaio Nordeste.

Chameguinho do Forró – o grupo convidado da noite surgiu em 1992, formado por Wellington Inácio da Silva (acordeom e vocal), Carlos Antônio Martins (zabumba) e Ailton Vieira (triângulo e vocal). Este último foi substituído por Gilberto Félix de Lima. O trio já gravou sete CDs. Entre as participações em eventos nacionais importantes, destaca-se o Festival Gastronômico de Gramado (RS); São João de Campina Grande 2011; e São João de João Pessoa, em várias edições.

Atualmente, Chameguinho do Forró toca também em vários estabelecimentos da Capital paraibana, como bares e restaurantes. No repertório, estão músicas que foram sucesso na voz de Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Jackson do Pandeiro, Flávio José, Alcymar Monteiro e Trio Nordestino.

Confira o restante da programação de maio:

18 /05 (sexta-feira)

Atração: Baixinho do Pandeiro (atração); Chameguinho do Forró (convidado)

Local: Ponto de Cem Réis (Centro da Capital)

Horário: 18h

25 /05 (sexta-feira)

Atração: Joabe Dantas (atração); Junior Limeira (convidado)

Local: Ponto de Cem Réis (Centro da Capital)

Horário: 18h