Rizemberg Felipe abre exposição na Estação com fotos da Índia, Nepal, Peru e Cuba

Por - em 84

Adriana Crisanto

 

RFS_3160A rota dos bons ventos fez o fotojornalista Rizemberg Felipe produzir a exposição ‘One World’, que terá abertura oficial nesta sexta-feira (19), às 18h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição é fruto de viagens que Rizemberg fez à Índia, Nepal, Peru e Cuba. São 36 fotografias coloridas que medem 63 por 40 centímetros.

“Desde pequeno quis conhecer o mundo e a fotografia me proporcionou isso”, comentou Rizemberg, que já faz planos para ir a Coreia do Sul. Em “One World”, o fotojornalista se transforma em artista e oferece um novo significado aos lugares que sempre escutou falar, que estava na sua imaginação e que só agora teve oportunidade de conhecer. “Sempre digo que as fotos são para inspirar pessoas”, comentou Rizemberg ao ser perguntado sobre a experiência de viajar para tantos lugares.

Em todas as viagens, ele usou a mesma câmera – uma D7 100 da Nikon, e nove lentes diferentes. “Todo conhecimento que eu repasso pros meus alunos nos meus cursos é para eles terem certeza que podem fazer igual ou melhor”, acrescentou.

A exposição tem a curadoria de Sérgio Pavanello, um jornalista ligado ao mundo das imagens e também muito viajado, que ao ver as fotografias teve uma intimidade muito peculiar ao analisar e ajudar na seleção das imagens.

“A estrada desse rito de passagem para os 40 anos de vida e 20 anos de carreira levou à trilha dos grandes repórteres fotográficos, como Steve McCurry, Sebastião Salgado, dentre outros, atraídos pelas cores do povo indiano, pela mística dos seus rituais, pela espiritualidade que paira em meio ao caos e pela força do Ganges, um dos rios mais venerados da Terra”, comentou a jornalista Marina Magalhães, que escreve o texto de abertura da exposição.

A exposição fica aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, com entrada aberta ao público de todas as idades.

Sobre Rizemberg Felipe – Nascido no dia internacional da Fotografia, 19 de agosto, começou como laboratorista em 1995 no Jornal O Norte, chegando a atuar como subeditor de fotografia, emplacando fotos em renomados jornais do país. Primeiro fotógrafo internacional do Jornal da Paraíba, já colaborou com trabalhos feitos na Bolívia e no Peru para reportagens sobre turismo.

Em sua trajetória profissional, já conquistou menção honrosa nos concursos Lambe-Lambe e Clic Seu Mundo, primeiro lugar no Prêmio Yazigi de Fotografia, prêmio AETC de Jornalismo, certificado de mérito cultural da Fundação José Américo e voto de aplauso da Câmara de Vereadores de João Pessoa.

Entre os cursos de formação, destaca-se o intercâmbio Brasil-Argentina de fotografia produzido por João Lobo e irmã Andrada, país onde participou da primeira exposição coletiva internacional no Museu Itanaum. Recentemente, foi aluno do curso de Cinema e Fotografia na New York Fim Academy (NYFA), onde realizou três curtas-metragens e participou de outros doze, dividindo a experiência com colegas premiados pelo Oscar. Desde 2010 é professor de Fotografia, com 74 turmas formadas. Dessas, nove alunos premiados.

 

SERVIÇO:

Exposição “One World” de Rizemberg Felipe

Abertura: sexta-feira (19) até setembro

Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante

Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 18h e sábado, domingo e feriado das 10h às 19h.

Entrada gratuita

Mais informações: 3214-8270, 3214-8303 ou www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

 

CONTATO PARA IMPRENSA:

Rizemberg Felipe – 99921.8643 ou contato@rizemberg.com.br