‘Roda de Capoeira’ festeja dia de Iemanjá na praia de Tambaú

Por - em 36

O busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, vai ser palco de uma “Roda de Iemanjá”, nesta quarta-feira (8), a partir das 19h. Serão 16 grupos de capoeira que participarão da roda, que faz parte da programação da tradicional Festa de Iemanjá. A apresentação tem apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Segundo os integrantes do Fórum de Capoeira da grande João Pessoa, a capoeira surge efetivamente na história da Paraíba, de forma mais articulada em meados de 1978. Na ocasião o renomado capoeirista e artista da cultura afro, Mestre Zumbi Bahia, ministra um curso de capoeira na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e realiza vários shows nesta temática. A partir deste fato, surge a necessidade de se criar diferentes formas de divulgação e resistência e logo se destaca a ‘Roda de Yemanjá’, que acontece até os dias atuais.

‘Fórum de Capoeira’ – O movimento de capoeira da Capital, que é referência para todo o estado, é integrado por um coletivo de mestres e líderes desta arte. No ano 2000 é criado o Fórum de Capoeira da Grande João Pessoa, com o objetivo de articulação entre os grupos e organização coletiva, além de dar maior visibilidade e força ao movimento. Em 2005, o fórum decidiu que cada grupo fica responsável pela organização da sua apresentação e neste novo formato, a capoeira abrilhanta ainda mais a Festa de Yemanjá, que mobiliza participantes de todo o estado e atrai um grande número de turista. O evento já faz parte do calendário cultural da Capital.

Confira os grupos que farão parte da Festa

Angola Comunidade (Mestre Naldinho)

Afro Nagô (Mestre Zunga)

Angola Mandinga (Mestre Lima)

Orun Aiê (Mestre Magnata)

Terra Firme (Mestre Raposão)

Birimbau Dourado (Mestre Coloral)

São Bento (Mestre Rogério)

Angola Palmares (Contramestre Adeilson)

Angola Palmares (Contramestre Tartaruga)

Guardiões de Angola (Contramestre Wellington)

Libertação (Contramestre Luzinaldo)

Camucerê (Professor Mar da Bahia)

Axé Capoeira (Professor Manhoso)

Badauê (Professor Escurinho)

Brasil (Professor Ligeirinho)

Equipe Nenê (Instrutor Totinha)