Roda de Diálogo debate luta das mulheres contra racismo

Por - em 19

“Mulheres na Luta Contra o Racismo” é o tema da Roda de Diálogo que acontece nesta segunda-feira (29), a partir das 17h, no Casarão 34, localizado em frente à Praça do Bispo, em Tambiá. A atividade integra a programação do “Novembro Negro”, que marca as comemorações pelo mês da Consciência Negra.

A Roda de Diálogo é promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), e tem como objetivo dar visibilidade às jovens negras que atuam em diversas áreas e são referências na luta contra o racismo na Capital e região metropolitana.

A assessora de Políticas Públicas para Diversidade Humana da Sedes, Simone Cavalcante, explica que a proposta para a Roda de Diálogo “Mulheres na Luta Contra o Racismo” surgiu durante a realização do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, no mês de março. “Na ocasião, lançamos um banner e destacamos as mulheres negras que atuam em diversas áreas como educação, movimentos sociais, cultura entre outras. Agora, a intenção é mostrar a luta das mulheres jovens negras contra o racismo”.

Segundo Simone, por cinco séculos as mulheres negras foram violentamente discriminadas e desvalorizadas, apesar de sua enorme contribuição no desenvolvimento social e cultural do nosso país. “Elas merecem e devem ser vistas e reconhecidas de forma positiva. As jovens negras, por sua vez, têm um importante papel na luta contra o racismo, que servirá de exemplo para posterioridade, assim como as nossas ancestrais”.

Novembro Negro – O evento está sendo realizado pela PMJP, através da Sedes, durante todo este mês, com uma programação que envolve a realização de oficinas temáticas, seminário, rodas de diálogo, exposição, mini-curso, estação de serviços e atividades culturais.

O evento conta com o apoio das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), de Saúde (SMS), da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e dos movimentos negros da cidade. A coordenação é da Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana, ligada à Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes.

O objetivo é dar visibilidade à contribuição e participação da população negra em todo Brasil, bem como refletir sobre as relações etnicorraciais, da promoção da igualdade racial e o fortalecimento das práticas anti-racistas na perspectiva da construção de uma cultura de paz e respeito às diversidades étnicas no país, na Paraíba e em João Pessoa.