Róger sedia encontro nordestino de Capoeira, a partir desta quinta-feira

Por - em 30

O bairro do Róger será palco do ‘8º Encontro Nordeste de Capoeira Angola Palmares (Encap)’, que acontece a partir desta quinta-feira (6), às 9h, e vai até o próximo domingo (9), com a realização de oficinas, rodas de capoeira e apresentações culturais. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e seu objetivo principal é promover uma integração entre a comunidade local e a prática da capoeira, que tem se destacado como uma ação sócio-educativa para a construção de uma cultura de paz.

O coordenador do Grupo Angola Palmares, Dario Pereira, organizador do evento, disse que realizar pela oitava vez o encontro tem sabor de vitória. “Ainda bem que o poder público municipal está aberto para promover as iniciativas dos grupos de comunidade, em especial da capoeira, da cultura afro-brasileira”, citou.

Eles esperam reunir os diversos grupos de capoeira existentes em João Pessoa numa mesma roda. É certa a presença dos mestres Lázaro e Dunga, da Associação Brasileira de Cultura de Capoeira Angola Palmares, de Salvador (BA), levando o som dos berimbaus, atabaques e pandeiros aos becos e ruas do Róger.

Programação – As oficinas têm início na quinta-feira (6), a partir das 9h, no Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Róger, e contam com temas variados. ‘Câmera na mão, capoeira nos pés’ será ministrada pela premiada fotógrafa Mônica Câmara; ‘Penteado à moda afro’ será realizada por Nina Nascimento e Girlene Silva e ainda nas ‘Batidas do Maculelê’, pela instrutora Malu Farias, do grupo organizador da atividade. Na quinta (6) e sexta-feira (7), pela manhã e à noite, acontecem as oficinas ‘Capoeira Angola’ e ‘Floreios de capoeira’ por instrutores de Salvador e de João Pessoa.

Os iniciantes no mundo da capoeira serão batizados durante o encontro. Os rapazes terão sua roda de batismo no ‘Beco’, no conjunto Asa Branca (mais conhecido como Mutirão), às 15h30 desta quinta-feira. Já as mulheres serão batizadas no sábado (8), às 16h, na pracinha do Baixo Róger.

O Grupo Capoeira Angola Palmares abre a roda de diálogo no CRC Róger, às 9h do sábado (8), tendo como tema do 8º Encap: ‘Sou discípulo que aprendo, sou mestre que dou lição’. Mestres, contramestres, professores, alunos, comunidade e convidados conversarão sobre o que é ser mestre capoeirista, os anseios, desejos, frustrações e responsabilidades desta arte.

A partir das 15h30, o ‘8º Encontro Nordeste de Capoeira Angola Palmares’ volta para a rua em frente ao ginásio do clube Guarani, no Baixo Róger, onde acontece o desfile de penteados afros, as apresentações de dança afro com o Grupo ‘Orum Aiê’, do Róger, e de maculelê, show de capoeira com as crianças do Grupo ‘Angola Palmares’, finalizando com a apresentação da bateria da Escola Império do Samba, daquele bairro.

O encerramento acontecerá na praia de Cabo Branco, com uma grande roda de capoeira na ‘Festa de Iemanjᒠ(dia 8) e muitas outras exibições de capoeiristas. “Vamos mais uma vez estar junto com o povo das religiões de origem africana em nossa cidade para celebrar Iemanjá”, salientou Malu Farias.
Mais informações no Centro de Referência de Cidadania do Róger, fone 3241-1718, ou através dos e-mails dariopalmares@yahoo.com.br e malupalmares@yahoo.com.br.

Programação

Quinta-feira (6/12)
9h às 11h – Oficinas: CRC Róger

– Maculelê – Malu Farias
– Penteado-afro – Nina Nascimento/Girlene Silva
– Fotografia – Mônica Câmara
16h às 17h30 – Roda no ‘Beco’ (batizado)
19h30 às 21h – Oficina de Capoeira Angola – Mestre Lázaro

Sexta-feira (7/12)
9h às 11h – Oficinas: CRC Róger

Capoeira Angola – Mestres Lázaro, Dunga e contramestre Gilmário
Maculelê – Malu Farias
Penteado-afro – Nina Nascimento/Girlene Silva
Fotografia – Mônica Câmara
16h às 17h30 – Roda na Pracinha (batizado feminino)
19h30 às 21h – Oficina
Capoeira Angola – Mestre Lázaro

Sábado (8/12)
9h – CRC Róger – Roda de diálogo: ‘O que é ser mestre? Anseios, desejos, frustrações e responsabilidades’.
15h30 às 16h – Apresentações culturais:
Dança afro – Grupo ‘Orum Aiê’
Maculelê e capoeira – Grupo ‘Angola Palmares’
16h às 18h30 – Roda em frente ao Guarani (batizado e troca de cordéis)
18h30 Bateria da Império do Samba
20h às 21h – Roda na ‘Festa de Iemanjá’.