Ronda Maria da Penha será lançada nesta segunda-feira

Por Mônica Melo - em 422

O lançamento da Ronda Maria da Penha será realizado nesta segunda-feira (11), às 9h, no hall do Paço Municipal . Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Tribunal de Justiça, a Ronda tem como objetivo monitorar e proteger mulheres sob medida preventiva.

A Ronda Maria da Penha vai atuar da seguinte forma: após o agressor ser notificado pela justiça, uma equipe irá entrar em contato com a vítima para que ela autorize a receber um acompanhamento. A vítima receberá visitas periódicas e será monitorada tanto presencialmente quanto por telefone.

Além disso, as vitimas receberão um número de telefone de Whatssap, que não será divulgado ao público, para que entrem em contato direto com a Ronda, caso se sintam ameaçadas. “A Ronda ficará por perto até que o agressor se afaste e se for necessário acionará o Ciop (Centro Integrado De Operações Policiais). Muitas vezes, após ser denunciado, o agressor volta ainda mais violento”, explica a secretária Lídia Moura, da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

A secretária reforça que sabendo que a mulher está sendo monitorada, o agressor se sentirá desencorajado a procurar a vítima, com receio de ser pego. A mulher também se sentirá mais segura sabendo que conta com essa rede de apoio. “A mulher saberá que não está sozinha contra o agressor”, afirma.

Serviço:

Lançamento da Ronda Maria da Penha

Local: Paço Municipal (Praça Pedro Américo, 70 – Centro)

Dia: segunda-feira (11)

Horário: 9h