Roseana vê avanços na saúde e elevação de índices positivos

Por - em 17

A secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, participou, nesta segunda (11), de uma audiência pública, na Câmara Municipal, com o objetivo de fazer uma prestação de contas das ações implantadas para otimizar o serviço de saúde em João Pessoa.

Durante sua explanação, Roseana Meira apresentou ações e serviços realizados pela Prefeitura de João Pessoa durante o exercício 2009 e os primeiros messes de 2010. A secretária mostrou que a Capital avançou em todas as áreas da saúde pública, principalmente no que diz respeito às melhorias e reestruturação no atendimento médico-hospitalar e valorização dos profissionais da saúde, que foram beneficiados com o primeiro Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

“O volume de recursos que o Governo Municipal destina para a saúde cresce a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2005 o investimento foi de 15,7% da receita e hoje passa dos 18%, superando o que determina a Constituição Federal”, destacou.

“Nós avançamos em todas as áreas, em todos os indicadores. Construímos, reformamos e ampliamos hospitais e unidades básicas de saúde, realizamos concursos para a contratação de profissionais e lançamos o planos de cargo, carreira e remuneração dos trabalhadores da saúde. O diferencial da saúde em João Pessoa é manter políticas coordenadas e respeitar o dinheiro público”, enfatizou.

Roseana declarou que, desde 2005, a PMJP trata a saúde como uma prioridade e que isso possibilitou mudanças importantes em setores que estavam precários. “No caso dos serviços de Odontologia, que eram praticamente zero, nós ativamos os Centros de Especialidades Odontológicas, que trouxeram resultados excepcionais para a cidade, principalmente nas áreas de serviços especializados, como canais e pequenas cirurgias”, comentou. “Além disso, fomos pioneiros na mudança de postura em relação à Atenção Psicossocial, com a implantação de centros específicos, e uma ampla reforma nos hospitais, cujos investimentos ultrapassam R$ 12 milhões”, completou.

Para ela, João Pessoa também vem conseguindo bons resultados nos índices de saúde, como a diminuição da mortalidade infantil, meta que foi alcançada a partir dos investimentos feitos na maternidade Cândida Vargas, como a ampliação de UTI Neo Natal, 6 novas salas de parto, Programa Mãe Canguru e a ampliação do banco de lei.

A secretária ainda destacou as ações voltadas para a prevenção. “Entendemos que a saúde vai além da construção de novos serviços e continuamos investindo na promoção da qualidade de vida. A Prefeitura investiu mais de 34 milhões na construção de 75 mil metros de esgotamento sanitário e levou para praças da cidade o programa ‘João Pessoa Vida Saudável’ e academias de ginástica. Estamos atuando em todas as áreas que possam oferecer mais qualidade de vida para a população”, disse.

Novos projetos – Entre as ações em andamento, a secretária destacou a implantação de mais Centro de Atenção Pisocossocial-Álcool e Drogas, a ampliação de 16 leitos em obstetrícia no Hospital do Valentina e a construção de mais cinco novas Unidades de Saúde da Família.

Além disso, no Hospital Santa Isabel também estão sendo providenciados mais 30 leitos de ortopedia, 10 leitos de desintoxicação de dependentes de álcool e droga, a criação de um centro de tratamento do idoso e a instalação de um equipamento de ressonância magnética.

Roseana ainda destacou iniciativas voltadas para a saúde preventiva, como o Programa Viva Coração, um projeto de redução de danos e um programa de Consulta nas Rua, que tem como objetivo atender as pessoas que vivem nas ruas.