Ruas da Capital recebem placas de identificação com n° e CEP

Por - em 61

Código de endereçamento postal (CEP), nomes do bairro e da rua são as informações que constam nas novas placas de rua que estão sendo instaladas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Ao todo, 850 logradouros da Capital que estavam sem identificação irão receber as novas placas.

A comunidade João Paulo II, próxima ao Geisel, é uma das atendidas. O motorista de ônibus Gentil Lima, que mora há quatro anos na rua Silvinha Cardoso Moreira, foi conferir de perto a instalação das placas. “Parece algo simples, mas a falta desse tipo de identificação dificultava muito a vida dos moradores. Agora, sim, não vamos ter mais problemas na hora de receber correspondências e as contas de água e gás”, afirmou.

A dona de casa Márcia do Nascimento, moradora da rua Saul Bezerra,  também gostou de saber da novidade. “Acontecia muito de uma carta ou conta de energia elétrica, por exemplo, parar na casa do vizinho ou até em outra rua. E, quando uma pessoa nos visitava, em vez do nome da rua, tínhamos de dar vários pontos de referência para ela não se perder”, contou ela. Com as placas de identificação, transtornos como esses não vão mais fazer parte da rotina dos moradores de vários bairros da capital.

Segundo Cícero Pedro Ferreira, do setor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento (Seplan) e que está coordenando os trabalhos ‘in loco’, mais de 300 placas já foram instaladas. “Estamos instalando pessoalmente uma a uma”, conta. O maior desafio , segundo ele, é que muitas placas precisam ser instaladas no muro das casas, geralmente aquelas de esquina. “O procedimento é conversar com o morador antes, explicar o que iremos fazer, porém, muitos não estão em casa ou não atendem a porta, ficando desconfiados, sem entender do que se trata. Por isso, é importante que os meios de comunicação divulguem que a Prefeitura está em campo realizando este trabalho”, afirma.

Bairros atendidos – Ao todo, ruas de 37 bairros da Capital que estavam sem identificação vão ganhar novas placas. A meta é atender, nesta etapa, 425 logradouros. A primeira comunidade a receber as placas foi a Gervásio Maia, onde vivem mais de 1.300 famílias.
Confira, a seguir, os bairros que estão previstos para receber novas placas de ruas:

ÁGUA FRIA
ALTIPLANO CABO BRANCO
ALTO DO MATEUS
BAIRRO DAS INDUSTRIAS
BANCÁRIOS
BARRA DE GRAMAME
BESSA
CIDADE DOS COLIBRIS
CRISTO REDENTOR
CUIÁ
ERNESTO GEISEL
FUNCIONÁRIOS
GRAMAME
GROTÃO
ILHA DO BISPO
JAGUARIBE
JARDIM CIDADE UNIVERSITÁRIA
JARDIM OCEANIA
JARDIM SÃO PAULO
JARDIM VENEZA
JOAO PAULO II
JOSÉ AMÉRICO DEALMEIDA
MANAÍRA
MANGABEIRA
MUÇUMAGRO
OITIZEIRO
PARATIBE
PEDRO GONDIM
PLANALTO DA BOA ESPERANÇA
PORTAL DO SOL
CASTELO BRANCO
RÓGER
TAMBAUZINHO
TAMBIÁ
TORRE
VALENTINA