Sabadinho Bom recebe Clube do Choro e apresentações de grupos de cultura popular

Por Juneldo Moraes - em 260

Samba, choro e cultura popular na Praça Rio Branco. O Sabadinho Bom recebe, neste sábado (19), a partir das 12h30, o Grupo de Danças Populares Reaprendendo a Viver, o Boi de Reis Estrela do Norte, atrações alusivas ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22, e o Clube do Choro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

A primeira atração do Sabadinho Bom é o Grupo de Danças Populares Reaprendendo a Viver, fundado há seis anos, que já se apresentou em Campina Grande e no Distrito Federal. Formado por 18 componentes, o grupo sempre se apresenta com roupas e adereços típicos do xaxado. “Nossa ideia é mostrar o xaxado de raiz, valorizando a cultura popular nordestina”, disse Raimundo Trajano, um dos coordenadores do grupo.

Em seguida, às 13h, começa a apresentação do Boi de Reis Estrela do Norte, do Bairro dos Novais. O grupo, comandado pelo Mestre Pirralinho, que vem de uma família de brincantes, vai se apresentar com 20 componentes.

Às 13h30 será a vez do choro, com o Clube do Choro, que vai mostrar clássicos do samba e do chorinho. No repertório, ‘Noites cariocas’, (Jacob do Bandolim), ‘Falando de amor’ (Tom Jobim), ‘Carinhoso’, (Pixinguinha), ‘Pedacinho do céu’ (Valdir Azevedo), ‘Flor amorosa’ (Joaquim Calado), ‘Chorando baixinho’ (Abel Ferreira) e ‘Súplica de cearense’ (Gordurinha), dentre outras músicas de compositores brasileiros.

Para a vocalista do Clube do Choro, Nicinha, além de levar ao público pessoense à música de grandes compositores, o Sabadinho Bom é um espaço importante para os músicos locais. “A gente vem fazendo samba e choro há muito tempo, vem lutando para manter o grupo e esse projeto é uma oportunidade para mostrar esse trabalho”, disse.

O Clube do Choro foi fundado em 1985 e se consolidou como um dos mais importantes no gênero na Paraíba. A maioria dos componentes vem da formação original. Atualmente o grupo é formado por José Fernandes (violão 6 cordas) João Maria (violão 7 cordas), Mazinho (cavaquinho), Cornélio (flauta), Ernesto (sax), Barroso (percussão e vocal) e Nicinha (afoxé e vocal).

No próximo sábado (26), quem se apresenta na Praça Rio Branco é o violonista Chagas Fernandes, encerrando a programação de agosto do Sabadinho Bom.

Serviço:

Sabadinho Bom e apresentação de cultura popular

Local: Praça Rio Branco (Centro)

Hora: a partir das 12h30

Programação

12h30 – Grupo de Danças Populares Reaprendendo a Viver

13h – Boi de Reis Estrela do Norte

13h30 – Clube do Choro