‘Sabadinho Bom’ traz chorinho para o centro de João Pessoa

Por - em 22

O grupo de chorinho ‘Duduta e seu regional’, da cidade de Campina Grande é a próxima atração do projeto ‘Sabadinho Bom’, que acontece neste sábado (11), das 12 às 14h, na Praça Rio Branco, localizada no centro da Capital. O projeto é realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope). A iniciativa ocorre semanalmente aos sábados, sempre a partir do meio dia e apresentando o melhor do chorinho.

No repertório, o grupo prioriza o chorinho, mas também passeia por outros estilos, a exemplo de samba, valsa, frevo e baião. Durante o show, além das composições autorais, a banda executa diversas músicas de grandes nomes do gênero, como ‘Pedacinhos do céu’, de Waldir Azevedo, ‘Noites cariocas’, de Jacob do Bandolim, ‘Paraibano’, de Waguinho e ‘Campinense’, de Duduta.

‘Amigos’ – Este é o nome do mais novo CD da banda lançado em 2008, produzido somente com músicas inéditas do próprio Duduta, Waguinho e de ‘chorões’ do próprio regional que praticam esses estilos de músicas aqui da cidade.

História – Duduta e seu regional surgiu no ano de 1955, formado na época pelos músicos Duduta (Cavaquinho), Antonio leiteiro,(Violão) Pedro galego (tantam) Narciso (Pandeiro) Zé preto (Maraca). Atualmente, o grupo é composto por Duduta (Bandolim e cavaquinho),  seus filhos Waguinho (Bandolim e Cavaquinho) e Valtinho e ainda,  Waldir (Violão 7 cordas), Breno  (Violão 7 cordas), Jefferson Fagundes (Cavaquinho centro), Cris  (Pandeiro) além das participações especiais de Eloísa Olinto (Voz), Sarayva de Boqueirão (Sax e Flauta) e Pedro Mago (Violão 7 cordas)

A partir dos anos 80, Duduta iniciou o trabalho de consertar instrumentos de cordas e fabricar de forma artesanal cavaquinho e Bandolim, após ter sofrido um AVC no final dos anos 80 não parou com suas atividades. Segundo ele, o próprio trabalho de ‘lutheria’ serviu também como fisioterapia para sua recuperação.