Samba e teatro animam praças de João Pessoa neste domingo

Por - em 24

O Circuito Cultural das Praças, considerado o projeto cultural mais democrático da Capital, movimenta três espaços públicos com muita música, neste domingo (4), nos bairros de Manaira, Gervásio Maia e Rangel, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope). As atrações são o espetáculo ‘Cordel do Amor Sem Fim’ e as bandas ‘Sonora Samba Groove’ e ‘Pura Raiz’.

A programação tem início no finalzinho da tarde, a partir das 17h, na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, com apresentação do espetáculo ‘Cordel do Amor Sem Fim’, do Grupo Signos Produções Artísticas. A peça narra a estória de três irmãs, Carminha – a mais velha, Madalena – a do meio, e Tereza – a mais jovem, que dividem o mesmo lar localizado numa cidade chamada Carinhanha, no sertão da Bahia.

Mais tarde, às 20h, a Praça da Amizade, no Rangel, recebe a banda ‘Sonora Samba Groove’, mostrando uma sonoridade que consegue mesclar diferentes ritmos e vertentes musicais. A banda, que surgiu em 2006 com o propósito de reverenciar a música popular brasileira, já faz parte da cena musical da cidade, sendo muito requisitada para apresentações em bares, boates, casas de shows e festivais da Capital, com novas versões e propostas para grandes canções que marcaram época. O repertório traz composições de grandes nomes da música, a exemplo de Monarco, Chico Buarque, Riachão, Baden Powell, Bezerra da Silva, dentre vários outros grandes mestres.

Também a partir das 20h, a Praça Lauro da Esperança, localizada no Conjunto Residencial Gervásio Maia, recebe o grupo de samba ‘Pura Raiz’, uma banda que surgiu em 1996, despretensiosamente, durante uma festa na casa de amigos. A experiência funcionou e os músicos voltaram a tocar juntos pelos bairros da Capital até se profissionalizarem. A banda aparece como destaque no cenário musical paraibano como uma das grandes revelações, apresentando-se em vários palcos do estado. A ‘Pura Raiz’ já tem um disco gravado com composições próprias, a exemplo das canções `Fazendo Pirraça`, `Minha Fé`, e `Deixa Clarear`.

O músico Chico Limeira, integrante da ‘Sonora Samba Groove’, destacou a importância de mostrar o trabalho da banda neste projeto. “O Circuito Cultural das Praças é, sem dúvida, um dos mais ousados projetos culturais do estado e para nós, da banda Sonora, é muito gratificante poder se apresentar de forma gratuita, numa praça, onde temos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho a um grande número de pessoas que ainda não nos conhece, como também, para o público que já nos acompanha em nossas tocadas em bares e casas de shows da cidade”.

Circuito Cultural das Praças – 13 praças da cidade recebem, de setembro a fevereiro, durante o final de semana, um leque de atrações culturais de diferentes vertentes. A idéia é democratizar os acontecimentos culturais e dar visibilidade aos artistas e grupos da região.