SAMU-192 reforça cobertura durante São João da Capital

Por - em 41

Um esquema de cobertura foi montado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), para as comemorações juninas da Capital. O evento ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’ acontece de 23 a 29 de junho no Ponto de Cem Réis.

Segundo Cláudio Teixeira Régis, coordenador geral do SAMU-192, diariamente, das 19h até o término da programação, oito veículos ficarão em sistema de plantão na Av. Visconde de Pelotas, na altura do local do evento.

“O objetivo principal desse tipo de cobertura é prestar assistência à população concentrada em grandes aglomerações e ao mesmo tempo, continuar com a rotina do serviço prestado. Pra isso, ampliamos a escala de serviço para não atrapalhar a assistência quotidiana”, explica Teixeira.

As equipes destinadas à cobertura do evento contarão com uma Unidade de Transporte Sanitário, destinada ao transporte do usuário; uma Unidade de Suporte Básico, com o auxílio de um técnico de enfermagem; e uma Unidade de Suporte avançado, com um médico de apoio no veículo. O SAMU-192 ainda vai disponibilizar cinco motolâncias, que atuam na prestação dos primeiros socorros ao paciente com mais velocidade no atendimento.

Queimaduras – Para os casos de queimaduras em decorrência de manipulação de fogos de artifício e fogueiras, o coordenador destacou que o SAMU-192 é orientado a avaliar a gravidade da lesão e, quando necessário, conduzir o paciente para atendimento no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

“Dependendo da gravidade da lesão, iremos direcionar o paciente para o Hospital de Trauma, que tem o Centro de Referência para Queimados, aparelhado para tratar acidentes de maior gravidade relacionados a queimaduras”, enfatizou Cláudio.