Samu monta plano operacional especial para Folia de Rua e Carnaval Tradição

Por - em 269

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de João Pessoa montou um plano operacional especial para atendimento nas festividades carnavalescas de 2019. Os foliões que forem aproveitar os blocos do Folia de Rua e o Carnaval Tradição terão à sua disposição 68 profissionais e 14 Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), duas Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA), quatro motolâncias e cinco carros de apoio logístico.

“Montamos nosso esquema para estar presente nas principais festas e blocos ofertando a assistência necessária aos foliões com 20 unidades de suporte de vida, entre ambulância e motolância, e quase 70 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores e coordenadores. Tudo isso sem deixar de prestar assistência às pessoas que estiverem em outras localidades da cidade e venham a precisar dos nossos serviços”, destaca a coordenadora Geral do Samu-JP, Érika Rivenna.

A assistência começa no dia 21 de fevereiro, com a abertura do Folia de Rua, no Ponto de Cem Réis, onde será instalado um Posto Médico e duas Unidades de Suporte Básico. Na sexta-feira (22), bloco Vumbora, e sábado (23) Bloco dos Atletas, o Samu estará com posto médico e uma USB no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa. Outra USB estará na concentração e acompanhará os blocos e uma dupla de motolâncias seguirá na frente dos mesmos.

Durante os blocos das Virgens de Tambaú, que acontece no domingo (24) e o bloco das Muriçocas do Miramar, na quarta-feira (27), no Estacionamento do Pão de Açúcar da Avenida Epitácio Pessoa será instalado o Posto Médico do Samu. Na lateral do mesmo supermercado estará uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico. O serviço também terá ambulâncias do tipo USB no cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa com Miguel Sátiro e na uma concentração e do bloco, que o acompanhará.

“Os blocos das Virgens e das Muriçocas são os que registram maior número de pessoas e de atendimentos. Só ano passado foram 51 atendimentos nas Virgens e 26 nas Muriçocas, por isso, temos uma logística maior com mais ambulâncias e também mais profissionais atuando”, explica a coordenadora geral do Samu.

Já durante o bloco do Cafuçú, que acontece no dia 1° de março, na Praça Dom Adalto, no Centro, o Samu estará com duas Unidades Básicas de Suporte de Vida prontas para prestar atendimento. E entre os dias 2 e 4 de março, quando acontece o Carnaval Tradição, o serviço estará disponibilizando uma UBS na Avenida Duarte da Silveira.

“É importante lembrar que qualquer pessoa que estiver em outra festa ou local da cidade e precisar do Samu pode acionar nosso serviço através do número 192”, reforça Erika Rivenna.

Samu Regional João Pessoa – O serviço é estruturado por quatro unidades de Suporte Avançada de Vida (USA), sete Unidades de Suporte Básico de Vida (USB) e sete motolâncias. Para acionar o serviço, o usuário deve ligar gratuitamente para o número 192.

A Polícia Rodoviária Federal – 191, junto com o Samu-192, devem ser acionados para acidentados nas rodovias. Já quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar – 190. Em casos de afogamentos e choques elétricos deve ser acionado em conjunto com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.