Santa Isabel entrega certificados de estágio a 35 estudantes de Medicina

Por - em 105

Os estagiários de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam nesta quarta-feira (30) os certificados de conclusão do estágio curricular realizado no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Pelo menos 35 estudantes participaram da vivência hospitalar no setor de urgência, envolvendo clínica médica, cirurgias, traumatologias e urgências pediátricas, em que puderam observar e interagir com as equipes médicas do Santa Isabel.

O estágio faz parte de um convênio firmado entre a UFPB e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e serve como troca de experiências teóricas e práticas entre profissionais e estudantes. Para Máspoli de Souza Freire, que está no quinto ano do curso de Medicina, a interação com a equipe médica foi positiva. “Todos foram atenciosos e tentaram passar as informações necessárias sobre o funcionamento da urgência”, afirma, acrescentando que pretende se especializar na parte cirúrgica e que o estágio “serviu para fortalecer esse desejo”.

O evento de entrega dos certificados contou com a presença da diretora do HMSI, Aleuda Nágila, além dos coordenadores do estágio pela UFPB e do coordenador médico dos estagiários, respectivamente, Isabel Barroso e José de Lima. Para o coordenador médico, o hospital cumpriu uma função pedagógica, em que os estudantes puderam interagir com os profissionais e aliar conhecimentos teóricos e práticos. Ainda de acordo com José de Lima, uma vez por semana os estudantes e profissionais realizaram encontros de discussão de casos que fazem parte do dia-a-dia do plantão.