Santa Isabel tem suporte respiratório para recondicionamento de pacientes

Por - em 29

Os pacientes atendidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Santa Isabel terão, a partir do início de julho, um suporte respiratório que irá auxiliar no recondicionamento físico das pessoas internadas naquela unidade de saúde. O equipamento, chamado de ventilador pulmonar, foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia (INTO) do Ministério da Saúde. O aparelho de última geração custou mais de R$ 45 mil.

Para possibilitar a qualificação dos 11 fisioterapeutas que atuam no Hospital Santa Isabel no uso do equipamento, termina nesta sexta-feira o curso ‘Ventilação Mecânica ao Recondicionamento Físico’, ministrado no auditório do HSI nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com o fisioterapeuta e coordenador do curso, Wallace Licarião, a atividade possibilita a qualificação de profissionais com conhecimento teórico e prático para atuar em fisioterapia respiratória e terapia intensiva. Ele informou que desta forma será possível colocar em funcionamento o ventilador mecânico que já se encontra no hospital.

O curso de ‘Ventilação Mecânica ao Recondicionamento Físico’ está sendo ministrado pelo professor Francimar Ferrari, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir-Regional PE) e a fisioterapeuta Lívia Andrade, professora de Fisioterapia Intensiva da Faculdade Integrada Recife.