Santana e Deijinha de Monteiro são destaques desta sexta-feira

Por - em 24

Fazer o povo cantar e dançar forró a noite toda é a promessa dos músicos Deijinha de Monteiro e Santanna , que compõem a noite musical deste 26 de junho do ‘São João João Pessoa – O Melhor da Gente 2009’, com apresentação no palco principal, a partir da 21h, localizado na Praça Antenor Navarro no Centro Histórico da Capital paraibana.

O Canto da Ema será a música de homenagem à Jackson do Pandeiro, que Deijinha de Monteiro vai cantar na abertura da noite musical do dia 26. Além disso, o músico promete ‘levantar poeira’ e não deixar ninguém parado com canções de Luiz Gonzaga, Sivuca e próprias como “O teu amor é ouro’ e ‘Vem passarinho’.

Dejinha de Monteiro nasceu em Monteiro, Cariri Paraibano, filho de Sebastião Bispo Lourenço e Justina Maria da Conceição. Aos 16 anos foi para o Rio de Janeiro e se apresentou nas Rádios Globo e Nacional, em seguida vieram os convites para tocar nas melhores casas de shows do Rio de Janeiro, ao lado de grandes nomes da música como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os três do Nordeste, Luiz Vieira, As Irmãs Galvão, entre outros.

Dejinha de Monteiro além de instrumentista, cantor e compositor produziu grandes trabalhos artísticos como o CD da Banda Magníficos. Lançou o primeiro trabalho no mercado nacional pela gravadora Polydisc, intitulado “ Você e a Lua”. Neste ano, completa 35 anos de carreira e 22 discos no mercado fonográfico.

Segunda atração da noite – Santanna revelou que além de músicas antigas, como ‘Ana Maria’ e de gosto popular, como ‘Me dá meu coração’ e ‘D’Estar’ não podem faltar nesse show. Segundo ele, as duas últimas músicas foram postadas no Youtube e já tiveram mais de dois mil acessos. Santanna também fará uma homenagem à Jackson do Pandeiro.

Tendo como espelho e inspiração a música do Rei do Baião Luiz Gonzaga, Santanna também foi influenciado pelo aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores. Isso tudo serviu de tempero para a autenticidade do forró pé de serra tão presente em sua composição e música.

Ele nasceu em Juazeiro do Norte – CE, em 29 de fevereiro de 1960 e tornou-se cantor profissional em 1992. Santanna foi destaque no Troféu – Posse na Academia Passa Disco e Troféu – Troféu Gonzagão. No repertório estarão as músicas Florbela, Fulô da Maravilha, Numa sala de reboco, O xote das meninas, dentre outras canções.

Programação – Paralelamente, no mesmo dia em palcos e tendas espalhadas pelo Largo São Pedro haverá, a partir das 20h, a apresentação de vários artistas populares. No dia 26, destacam-se o Mestre Luiz Félix do Coco de Roda), vindo da cidade de Pilar; Expedito Sales e Marivaldo dos Anjos, repentistas de Camutanga-PE e Pedras de Fogo-PE; Luiz Félix cirandeiro de Pilar; Vavau (Mamulengo Joaquim Guedes) do bairro dos Novais em João Pessoa; Lindalva e Lavandeira, Emboladoras de Várzea Nova, na Paraíba; Zunga (Samba de Roda) do conjunto Valentina, em João Pessoa e Aurinha, Coco de Roda da cidade de Olinda-PE.

Já no dia 27 (sábado), no palco principal da Praça Antenor Navarro, a partir das 21h, haverá as apresentação de Quinteto Violado e o cantor Beto Brito. Destaque para as atrações populares: Vó Mera e Seus Sobrinhos (Coco de Roda); Jandhui Dantas e Vicente Nascimento (Declamadores, na Tenda do Cordel); Naldinho (Afoxé); Abel (Reizado); Costa Leite e José Carneiro (Cordelistas, na Tenda do Cordel); Tadeu Patrício (Nau Catarineta) e Zeca (Banda de Pífano).

Já no dia 28 de junho (domingo), apresentam-se no palco principal o cantor Biliu de Campina, os Trio Nordestino e Swing Nordestino. Artistas populares que se destacam nessa noite musical: Clóvis com participação especial de Clébio e Luis Babau (Mamulengo); Severino Paulo e Jorge Nascimento (Repentistas, na Tenda do Cordel); Mestre Escurinho Badauê (Alabê Alujá); Mané Baixinho (Ciranda do Sol); Vicente Campos Filho e Manoel Alves (Cordelistas); Curió (Orquestra Sanfônica) e Selma do Coco (Coco de Roda) – Olinda-PE.