São João da Capital traz Alceu Valença e Pinto do Acordeon neste domingo

Por - em 27

O quarto dia de festas do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’, que acontece neste domingo (26), vai reunir duas das maiores expressões do forró nordestino: o pernambucano Alceu Valença e o paraibano Pinto do Acordeon. Os shows principais acontecem a partir das 20h no Ponto de Cem Réis e a expectativa dos organizadores é a de que eles reúnam pelo menos 40 mil pessoas em torno do palco principal.

Alceu vai apresentar sua turnê ‘Nordeste de São João 2011’, que vai mesclar xotes, maracatus e baiões. Ele promete um show mais identificado com suas origens musicais, cantando sucessos que ele classifica como sendo de “forró pesado”.

Ainda de acordo com o músico pernambucano, a turnê celebra os “mestres supremos do forró”, a exemplo de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, com músicas como Juazeiro, Baião, Xote das Meninas, Vem Morena, O canto da Ema e Casaca de Couro.

No show, Alceu vai apresentar também uma nova música de sua autoria, batizada de São João, que é em homenagem à festa homônima e que foi composta especialmente para o filme ‘A Luneta do Tempo’, rodado no Agreste Nordestino.

Pinto do Acordeon, por sua vez, vem com um show que mescla antigos e novos sucessos. Será também a primeira vez que ele apresenta ao público pessoense as músicas de seu novo CD, Projeto Divino, que foi lançado em maio com 18 faixas autorais inéditas.

“Será uma verdadeira salada de forró, com tudo de bom que tem neste ritmo genuinamente nordestino. Vamos recordar antigos sucessos de Luiz Gonzaga e do Trio Nordestino e trazer muita coisa nossa também. Vamos levantar poeira”, declara em tom animado e prometendo uma grande festa aos pessoenses e aos turistas que comparecerem ao evento. “Vamos tocar muita música boa”, completa.

Programação – Além dos shows principais com Alceu Valença e Pinto do Acordeon, a programação de domingo do São João de João Pessoa vai contar também com forró pé de serra e cultura popular.

Como nos demais dias de festa, a programação começa às 17h, com a apresentação de trios de forró. Neste domingo será a vez das apresentações de Forró Fiando, Forró da Mala e Alexandre Pé-de-Serra.

Das 19h às 20h, grupos de cultura popular se apresentarão num palco alternativo, também localizado no Ponto de Cem Réis. O primeiro a se apresentar vai ser o aboiador Seu Cícero, que será seguido pela ciranda Odete de Pilar.