São João de JP tem show de Alceu Valença e Clã Brasil nesta segunda

Por - em 124

Alceu Valença e Clã Brasil são as atrações principais, nesta segunda-feira (25), das comemorações juninas da Capital, que continuam com a programação do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’, promovida pela Prefeitura Municipal (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope), no Ponto de Cem Réis.

Os shows no palco principal começam às 21h, mas, a partir das 18h, o ‘Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito’ se apresenta no palco da cultura popular. O grupo, que tem 29 integrantes, cujas idades variam de7 a90 anos, vai apresentar o coco de roda e a ciranda.

Acompanhado por três zabumbas e um ganzá, o grupo mantém viva a tradição das danças populares, fazendo apresentações por toda a cidade. Segundo a coordenadora, Terezinha da Silva, mais conhecida como Teca do Coco, quem for assistir ao show do grupo vai poder ouvir e cantar o coco, além de dançar ciranda. “É uma apresentação muito alegre, com músicas que falam só de coisas boas. Por onde a gente passa, todo mundo gosta”, assegura.

Depois da ciranda, quem estiver no Ponto de Cem Réis vai poder aproveitar o som de Marluce Forrozeira, às 19h30, que como o próprio nome já diz vai interpretar clássicos do forró no palco da cultura popular e preparar os ânimos para a apresentação das meninas do Clã Brasil.

Clã Brasil – Na apresentação prevista para acontecer a partir das 21h, o Clã Brasil promete invadir o espaço com o mais autêntico forró tradicional. O repertório escolhido mantém o estilo adotado pelo grupo nesses 10 anos de carreira, com músicas consagradas e autorais do cancioneiro nordestino. Neste ano em particular, haverá uma homenagem especial aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Com agenda repleta de shows, a expectativa do grupo é de repetir os sucessos das apresentações anteriores.

Entre as novidades que o Clã Brasil está preparando para este ano, estão a gravação do CD e DVD intitulados ‘10 anos de Clã Brasil, 100 anos de Gonzagão’, que conta com repertório 80% inédito autoral dos compositores do Clã Brasil em parceria com Pinto do Acordeon, Jessier Quirino, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Xico Bezerra, Flávio Leandro e Ajalmar. “O outro projeto é um CD em homenagem a Rosil Cavalcanti e a participação de nossa sanfoneira e cantora Lucyane no show de Alceu Valençaem João Pessoa”, adianta José Hilton, mas conhecido como Badu.

O grupo – Clã Brasil é formado por membros de duas famílias. Daí veio o nome do grupo, que tem seis CDs e dois DVDs gravados. O grupo é formado por Lucyane Pereira Alves (acordeon, fole de oito baixos, bandolim e voz principal), Laryssa Pereira Alves (zabumba, pandeiro, violino e vocal), Lizete Pereira Alves (flauta transversa, pífano, pandeiro e vocal), Fabiane Medeiros Fernandes (cavaquinho, violão de dez cordas, guitarra, pandeiro e vocal), José Hilton Alves, o ‘Badu’ (violão de sete cordas), Maria José Pereira Alves (triângulo, afoxé, ganzá e vocal) e Francisco Fernandes Neto (pandeiro e percussão).

Alceu Valença – Grande atração da noite, o pernambucano Alceu Valença traz para o São João da Capital a turnê junina 2012, que manifesta a arte do baião e celebra o centenário de Luiz Gonzaga. No repertório da apresentação, Alceu recria canções como “Juazeiro”, “Sabiá”, “Sala de Reboco”, “Respeita Januário”, “Pau-de-Arara”, “Vem Morena”, “Cintura Fina” e “Xote das Meninas”.

No show, o público também vai conferir as composições de Alceu, como “Coração Bobo”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Cavalo de Pau”, “Belle du Jour”, “Táxi Lunar”, “Como Dois Animais”, “Embolada do Tempo” e “Tropicana”, além de forrós e baiões que reforçam a condição do artista como renovador do gênero, a exemplo de “Vou Pra Campinas”, “Forró Lunar” e “Turnê Nordestina”.

A relação direta entre Alceu Valença e Luiz Gonzaga é evidenciada no número que junta “Asa Branca” e “Anunciação”, duas das composições mais emblemáticas do cancioneiro popular do Nordeste.

 

Confira a programação:

25/06 (segunda-feira)

18h – Coco de Roda do Mestre Benedito (cultura popular)

19h30 – Marluce Forrozeira (cultura popular)

21h – Clã Brasil (palco)

22h30 – Alceu Valença