São João Rural realiza passeio de carroças coloridas, próximo sábado

Por - em 23

O ‘3° São João Rural do Vale do Gramame’, que acontece durante todo o ciclo junino nas comunidades de Gramame, Engenho Velho e Mituaçu, mostrará mais uma vez a sua produção cultural local no próximo sábado (17), a partir das 15h, com um grande e colorido passeio de carroças enfeitadas, mais conhecido na região como ‘Carroçada’. O grupo sairá da Escola Viva Olho do Tempo (Evot) em direção à comunidade de Engenho Velho, ao lado da Associação de Moradores, onde serão recebidas pelos ‘Cirandeiros do Vale do Gramame’. Às 20h, tem início o ‘Encontro de Quadrilhas Juninas do Vale do Gramame’, no Pavilhão Chã da Cutia, acompanhadas pela banda ‘Raízes do Vale’.

O evento é promovido pela Escola Viva Olho do Tempo (Evot), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), numa ação de sua Fundação Cultural (Funjope), mais as secretarias municipais de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Superintendência Transportes e Trânsito (STTrans), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Associação de Engenho Velho e Mituaçu, igreja católica do Vale do Gramame e Fórum da Agenda 21 Local.

O evento – O ‘3° São João Rural do Vale do Gramame’ foi aberto oficialmente no dia 15 de março passado e continua suas atividades na ‘Fazenda Engenho Velho’ (23 de junho), no ‘Arraiá Chã da Cutia’ (24 de junho), encerrando no dia 28 de junho na palhoça ‘Fazenda Linda Flor’, em Mituaçu. Os festejos vêm sendo divulgados pela Secretaria Executiva de Turismo (Setur) no ‘II Seminário Internacional de Turismo Sustentável (Sits)’, que está acontecendo esta semana na cidade de Fortaleza (CE) e discute experiências desenvolvidas com o turismo comunitário, solidário e sustentável.

O seminário tem o objetivo de construir um novo modelo de turismo, dar mais consistência ao turismo comunitário como estratégia de perpetuação da cultura das populações tradicionais, da preservação ambiental e da economia solidária. No mês de junho próximo, o Vale do Gramame vai representar o Nordeste no ‘III Salão do Turismo’, em São Paulo (SP), após ter sido selecionado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Mais informações pelo telefone 3420-1138, em horário comercial.