São José: Ricardo entrega USF reivindicada no Orçamento

Por - em 29

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), entregou no início da noite desta quinta-feira (29) a nova Unidade Integrada de Saúde da Família (USF) do bairro São José, reivindicada pela população local durante as plenárias do Orçamento Democrático. O equipamento, localizado na rua Vigolvino Florentino da Costa, s/n, vai beneficiar mais de 13 mil pessoas do bairro e das comunidades próximas.

A obra foi executada pela Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) e custou R$ 634.513,40. A solenidade teve início com o descerramento da placa inaugural, que homenageia a professora e assistente social Elisa Bezerra de Mineiros, nome de referência nas lutas populares da Capital.

O horário de funcionamento da Unidade será das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30, oferecendo serviços de atenção básica à saúde como clínica geral, enfermagem, odontologia, vacinas, diabetes, hipertensão, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, visitas domiciliares, ações individuais e coletivas e terapia comunitária (reunião de pessoas, onde todos são ouvidos e acolhidos pelos profissionais de saúde da área). A unidade, assim como todas construídas pela atual gestão municipal, oferece acessibilidade a pessoal com deficiência física ou dificuldade de locomoção.

Mudando a cidade – O prefeito Ricardo Coutinho foi recebido pelos moradores da região, que o acompanharam pelas dependências da USF e na vistoria da nova passarela metálica que atravessa o rio Jaguaribe, nas proximidades. Em seu discurso, Ricardo lembrou e agradeceu o apoio da população.

“O Orçamento Democrático é o principal responsável por essa construção. Quando o povo se organiza é capaz de criar um novo dia, com prioridades e a responsabilidade política de cada bairro, e essa nova consciência vem modificando a cara dessa cidade”.

Repercussão – Para o aposentado Otávio Fidélis, 68 anos, morador do bairro São José, a USF representa mais uma vitória para os habitantes daquela região. “A gente batalhou muito por esse sonho e ver ele realizado não tem preço”, comemorou.

Já Dorgivan Andrade, 44 anos, disse que mora na comunidade há mais de 25 anos e nunca viu outro político realmente atendendo as necessidades do seu bairro. “A criação do Orçamento Democrático foi a melhor coisa que poderia ter surgido para as comunidades carentes. A gente pede, debate, exige os nossos direitos e o prefeito Ricardo Coutinho nos atende. Não poderia existir melhor administração para a cidade”, relatou.

Passarela – Os moradores da comunidade também comemoram a construção de uma nova ponte metálica e a urbanização nas duas cabeceiras. A passarela vai facilitar o acesso ao bairro de Manaíra sobre o rio Jaguaribe, além de maior segurança para os moradores. A ponte foi construída estrategicamente próximo à USF para facilitar o acesso dos moradores ao atendimento médico. A obra custou em torno de R$ 140 mil.