Saúde abre Oficina de capacitação de enfermeiros para aplicar BCG

Por - em 21

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu nesta segunda-feira (6), o primeiro dia da Oficina de Qualificação em BCG com o objetivo de qualificar profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades do município. A oficina está acontecendo até esta terça-feira (7), no auditório do Hospital Santa Isabel.

De acordo com a Chefe de Imunização da SMS, Chiara Dantas, a aplicação da vacina requer certa habilidade. “Para uma aplicação correta da BCG, é preciso que o profissional tenha alguma prática, e essa capacitação serve justamente para aprimorar a habilidade dos profissionais”, explicou.

Outro foco do treinamento será o de capacitar os profissionais que irão realizar a vacinação nas maternidades particulares. “Nas maternidades públicas, a vacinação da BCG já acontece, então queremos treinar nosso pessoal para que possam realizar o procedimento nesses locais e garantir a imunização correta desses recém nascidos”, informou Chiara Dantas. Ela lembra que é preciso vacinar a criança até 12 horas depois do parto.

Além dos recém nascidos, pessoas que convivem com pacientes de Hanseníase também precisam ser vacinadas com a BCG. Para Chiara Dantas, essa qualificação demonstra o interesse da SMS em manter seus profissionais bem qualificados. “Mesmo não sendo obrigada pelo Ministério da Saúde a realizar essa qualificação, a Secretaria de Saúde de João Pessoa mantém constante atualização de seus servidores”, finalizou.