Saúde amplia teste rápido de HIV para os Cais e hospitais

Por - em 36

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliará, a partir de janeiro próximo, o teste rápido de HIV para as unidades de saúde, Complexo Hospitalar de Mangabeira e Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, Mangabeira e Cruz das Armas. Atualmente, esse exame é feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas maternidades da Capital.

Dando continuidade ao treinamento dos profissionais que irão atuar no acolhimento e na aplicação dos testes, a SMS realizará, através da seção de DST/AIDS, uma oficina na próximas segunda (24) e terça-feira (25), das 8 às 17h, no Hotel Netuanah. Na primeira etapa, houve o treinamento sobre acolhimento e aconselhamento, na segunda etapa o acompanhamento durante duas semanas de trabalho dos profissionais do CTA, em Jaguaribe.

De acordo com o chefe da seção de DST/AIDS do município, Roberto Maia, a proposta é descentralizar o serviço, facilitando assim que o usuário realize o teste regularmente. “Neste primeiro momento vamos criar uma referência em cada um dos cinco Distritos Sanitários antes de ampliar o o serviço para as demais unidades de saúde”, explicou.

Os testes rápidos de HIV serão realizados nas unidades de saúde São José, no bairro São José e Ipês I, nos CAIS do Cristo, Mangabeira e Cruz das Armas, além do Complexo Hospitalar de Mangabeira e maternidades Frei Damião, Edson Ramalho e Cândida Vargas.

Teste rápido – Testes rápidos para a detecção de anticorpos anti-HIV são exames de triagem que produzem resultados em, no máximo, 20 minutos. No teste rápido, o sangue é coletado da pessoa em um local adequado por profissionais de saúde devidamente capacitados.