Saúde apresenta previsão de R$ 278 milhões para o orçamento 2008

Por - em 23

Em audiência pública na tarde da última segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde, apresentou a previsão orçamentária para 2008 ao Poder Legislativo de João Pessoa. Os números foram trazidos pela secretária-adjunta, Kilza Ribeiro.

Os vereadores puderam conhecer as ações e metas que correspondem à manutenção de serviços, conclusão de obras em andamento e realização de novas construções, que totalizam a aplicação de aproximadamente R$ 278 milhões, entre recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e ordinários.

Kilza Ribeiro ressaltou o cumprimento da Portaria Ministerial nº 204, que regulamenta a aplicação dos recursos na saúde através de blocos de financiamento. De acordo com a proposta, estão contempladas a Atenção Básica, Saúde Bucal, Saúde da Família, Tuberculose e Hanseníase, Nutrição e outras áreas. O orçamento prevê também a manutenção dos serviços de saúde, a assistência farmacêutica, ações de vigilância em saúde, regulação de leitos, consultas e exames, expansão do Saúde da Família e Centro de Controle de Zoonoses.

“Até outubro deste ano já aplicamos 17% dos recursos ordinários em saúde, ultrapassando o que preconiza a Emenda Constitucional 29, que é 15%. Com certeza, continuaremos a investir mais ainda, pois essa é uma área prioritária”, avaliou a secretária-adjunta, acrescentando que, no próximo ano, o Governo Municipal deverá entregar à população mais sete Unidades de Saúde da Família (USF), um hospital especializado em Ortopedia e Traumatologia, além do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo, entre outras obras.

Na ocasião da audiência, os vereadores e representantes da população puderam fazer questionamentos e sugerir melhorias a alguns serviços de saúde. A vereadora Paula Frassinete (PSB) ressaltou a importância das atividades de controle de zoonoses, além do destaque que a saúde bucal especializada recebeu por parte do Ministério da Saúde (MS), sendo a Capital paraibana considerada a melhor assistência especializada em saúde bucal do Nordeste.