Saúde capacita pessoal para descentralizar testes de HIV

Por - em 22

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de sua Seção de DST/AIDS, realizou nesta quinta-feira (9) uma Oficina de Aconselhamento e Acolhimento para os profissionais dos serviços do município. O encontro, que reuniu cerca de 60 pessoas, teve o objetivo de capacitar os participantes para acompanhamento e realização de testes de HIV nos serviços de saúde mais próximos da população.

De acordo com o coordenador da seção de DST/AIDS no município, Roberto Maia, atualmente os testes são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica situado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

“Estamos partindo para um projeto piloto com o objetivo de implantar um serviço por Distrito Sanitário”, explicou Roberto Maia, acrescentando que a partir das capacitações realizadas os profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos farão o acompanhamento e o aconselhamento dos usuários que realizarem o exame, sendo encaminhados para o CTA, que é o serviço de referência do município, quando houver necessidade.