Saúde cobate a dengue no Mercado de Mangabeira

Por - em 60

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover uma ação de combate e prevenção ao mosquito da dengue no Mercado Público de Mangabeira, nesta quarta-feira (4), a partir das 8h. As 12 equipes que compõem as Unidades de Saúde da Família (USFs) Cristo Rei, Pedro Lins, Nova União, Unidade Integrada e Nova Esperança e agentes ambientais da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vão inspecionar mais de 2 mil casas localizadas em áreas próximas ao Mercado, para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, orientando a população sobre as formas de se evitar a proliferação da doença.

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonozes, Djanira Lucena de Araújo, explicou que essa é uma atividade destinada a chamar a atenção da sociedade para que todos façam sua parte. “Cada um é responsável pelo lugar em que vive. É dentro de casa que se começa a pensar em formas de evitar a multiplicação do mosquito”. Ela ainda observou que nos ambientes aonde forem identificados focos de contaminação, serão aplicados larvicidas e feita a eliminação dos depósitos com larvas. “Pneus, latas, garrafas, vasos de planta, enfim, todos os ambientes favoráveis ao Aedes deverão ser inspecionados e descartados”.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, no mês de janeiro último foram registrados apenas três casos de dengue na Capital; no mesmo período do ano passado, oito casos tinham sido notificados. “Apesar do mês de janeiro ser propício aos picos endêmicos, a cada ano as ações de combate têm promovido efeitos significativos. Mesmo não constatando casos de dengue, é necessário que os órgãos de saúde e a sociedade estejam em alerta”, explicou.