Saúde combate a dengue em galerias pluviais de Manaíra

Por - em 45

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), numa ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nas manhãs da terça-feira (4) e nesta quarta-feira (5), no horário das 5h às 8h30, a inspeção nas galerias pluviais do bairro de Manaíra para a coleta e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti na fase de larva.

Na atividade, que contou com o apoio da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) e da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), os agentes de vigilância ambiental do município extinguiram as larvas com a aplicação do termonebolizador (fumacê quente) e o fumacê motorizado para eliminar o mosquito na fase adulta.

Durante a inspeção foram encontrados 15 focos do mosquito em bocas de lobo e imediatamente eliminados. Os trabalhos de vistoria nas galerias pluviais continuam neste mês de dezembro nos bairros que possuem os maiores Índices de Infestação Predial (IIP) de dengue como Mangabeira, Geisel, Valentina, Castelo Branco e Cruz das Armas.

De acordo com o chefe da Seção de Reservatórios e Vetores do município, Nilton Guedes, no período do verão o mosquito procura outros criadouros, a exemplo das águas paradas das galerias, sendo importante neste período a eliminação dos focos para evitar a proliferação do inseto transmissor da dengue nos meses de pico em 2008.

Guedes explicou que a ação é inovadora no País por atacar simultaneamente o mosquito na fase de larva e pupa, que dura em média sete dias, e é mais fácil de ser eliminado do que na fase adulta. Ele lembrou que o município continua realizando vistorias regulares em imóveis residenciais e comerciais, mercados públicos, terminais ferroviários e rodoviários, praças, cemitérios, depósitos de pneus e áreas de risco.