Saúde desenvolve ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Por - em 18

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids nesta terça-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da seção de DST/Aids, realiza uma série de atividades para marcar a data. A programação ocorre no Parque Solon de Lucena com a distribuição de preservativos e material educativo, além da realização do teste rápido de HIV.

De acordo com o coordenador da Seção DST/Aids, Roberto Maia, a campanha deste ano irá focar especialmente as mulheres com idades entre 30 e 60 anos. “O maior aumento de casos de Aids nos últimos anos ocorreu em mulheres com relacionamento estáveis”, afirmou Roberto, lembrando que dos 148 casos notificados entre 2005 e 2008, 56 eram donas de casa.

Ações – O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) proporcionou até o mês de setembro de 2009 mais de 78 mil testes de HIV na Capital, um aumento de 500% em relação ao último levantamento realizado em 2004.

No final do mês de outubro, a SMS realizou uma oficina para o plano para Elaboração do Plano de Ações e Metas (PAM) no combate ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis para o ano de 2010. Para Roberto Maia, o grande desafio em 2010 é estabelecer a descentralização do sistema de coleta de exames HIV e implementar uma política de prevenção e tratamento das DST/AIDS dentro dos presídios e terreiros de umbanda. Além disso, faz parte do projeto aumentar o trabalho de educação sexual nas escolas.